30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre e consórcio de resíduos sólidos reforçam parceria para eliminar lixões no estado 4w6n66

Atualizada em 03/04/2025 16:56 5z246

O reforço nas ações para resolver o problema dos resíduos sólidos e acabar com lixões a céu aberto no Acre foi o objetivo de reunião entre o secretário da Representação do Governo do Acre (Repac), Fabio Rueda, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Estado do Acre (Cinreso/AC), Emerson Leão.

O encontro, realizado nesta quarta-feira, 2, na sede da Repac, em Brasília (DF), também tratou sobre medidas práticas de e ao programa Recicla Acre, que deverá ser lançado ainda este mês no estado, via Cinreso e parceiros, visando à coleta seletiva e à educação ambiental nas escolas.

“Essa é uma pauta muito importante para as prefeituras e para o governo do Estado e, por determinação do governador Gladson Camelí, estamos acompanhando as boas práticas nessa área existentes no país, para possibilitar a adoção daquilo que se ajusta ao estado, observando as peculiaridades de cada município”, explicou o secretário Fabio Rueda.

Em meados de março, com apoio do governo do Estado, por meio da Repac, foi assinado, em Timbó (SC), um termo de cooperação técnica entre prefeitos acreanos e catarinenses – via consórcios intermunicipais representativos das respectivas prefeituras – visando resolver o problema dos lixões a céu aberto e à implantação de aterros sanitários no estado.

“Estamos juntos, buscando soluções”, disse Fábio Rueda. O secretário entende que a reprodução de boas práticas existentes é um caminho, sendo inclusive observadas as dificuldades específicas dos municípios, como aqueles de regiões mais isoladas do estado.

O programa 1i4i3e

De acordo com Emerson Leão, o Recicla Acre abrangerá os 22 municípios do estado com coleta seletiva e educação ambiental nas escolas e, por isso, é importante a parceria com o governo. O gestor relatou também que estão sendo buscadas empresas que se interessem em comprar os resíduos recicláveis do estado que forem coletados por meio do programa.

Ainda, mencionou a dificuldade para resolver o problema dos lixões nos municípios, especialmente os mais isolados – Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter – “uma vez que, pelo próprio isolamento, é difícil o trabalho consorciado entre municípios”. Mas ressaltou a busca por soluções para investir na reciclagem: “Acredito que, até o  início do ano que vem, o Acre será o primeiro estado do Brasil a encerrar 100% as atividades dos lixões”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Ex-ministro do STF, Ilmar Galvão é condecorado com as mais altas honrarias dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Acre 4p6c5h

Jamile Romano

A saúde no contexto das mudanças climáticas: impactos, judicialização e soluções políticas 4csz

Raimundo Souza

Moradores da regional Tancredo Neves agradecem prefeitura pelo programa Asfalta Rio Branco 4bl3z

Jamile Romano

Governador recebe da bancada federal caderno de projetos de emendas parlamentares para 2025 5h175a

Marcio Nunes

Prefeitura garante transporte de produção e travessia de ribeirinhos isolados na zona rural de Rio Branco 72541p

Marcio Nunes

Ifac formaliza adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos da Conab 1i3j6i

Jamile Romano