22.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre leva cidadania a idosa de 114 anos com emissão da nova Carteira de Identidade Nacional m5zd

Atualizada em 26/04/2025 07:54 6u5m6m

Em mais uma ação de cidadania, o governo do Acre, por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil, realizou nesta semana um atendimento especial que emocionou a todos. A equipe se deslocou até o seringal Baturité, na região de Sena Madureira, para emitir a 2ª via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para a senhora Maria Justina da Silva, de impressionantes 114 anos de idade.

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) garante cidadania a idosa centenária em Sena Madureira. Foto: cedida.

O serviço, que exigiu logística e dedicação, foi considerado um gesto de amor e respeito ao próximo pela equipe do Instituto de Identificação de Sena Madureira. A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual em garantir o direito à documentação para todos, independentemente da idade ou da localização geográfica.

“Essa é a missão da Polícia Civil do Acre: servir e proteger, promovendo cidadania e inclusão. Levar a nova carteira de identidade a dona Maria Justina, no meio da floresta, mostra que o nosso compromisso vai muito além dos centros urbanos”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel.

Equipe do Instituto de Identificação durante atendimento a dona Maria Justina, de 114 anos, no seringal Baturité. Foto: cedida.

O Acre é destaque nacional na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, ocupando o segundo lugar entre todos os estados brasileiros. Mais de 25% da população acreana, que é de aproximadamente 880 mil habitantes, já possui o novo documento. Ao todo, mais de 222 mil CINs já foram emitidas.

O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, também ressaltou a importância do trabalho realizado.”Estamos orgulhosos de levar dignidade à nossa população. A nova CIN padroniza a identificação em todo o território nacional e garante mais segurança ao cidadão, usando o F como número único. Esse avanço facilita a vida das pessoas e combate fraudes”, enfatizou.

A nova Carteira de Identidade Nacional, além de unificar o número de registro em todo o Brasil, torna o sistema de identificação mais seguro e moderno, dificultando tentativas de emissão de múltiplos documentos em diferentes estados.

O trabalho incansável do Instituto de Identificação e da Polícia Civil mostra que a cidadania está chegando cada vez mais longe, alcançando os lugares mais distantes e as pessoas mais especiais do Acre.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Joabe Lira assume interinamente a Prefeitura de Rio Branco durante ausência de Bocalom e Bestene a6l30

Jamile Romano

Integração entre Sema e bombeiros coordena ações nas operações de fiscalização contra o fogo no interior do estado r5l1c

Raimundo Souza

Dia do Trabalhador: entenda a origem do feriado de 1º de maio j3w2m

Raimundo Souza

Câmara Municipal presta homenagens por ações de apoio às vítimas da enchente 6f5d5u

Marcio Nunes

Com foco no uso consciente da água, Imac realiza palestra em escola de Rio Branco 386l8

Raimundo Souza

MPAC participa de visita do Ministério da Saúde ao Acre 326u70

Jamile Romano