23.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Estado lança programa Insemina+ no Juruá e beneficia produtores rurais da região a3q51

Atualizada em 20/10/2024 08:46 382n1z

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), lançou neste sábado , 19, o programa Insemina+, em Cruzeiro do Sul, para a região do Juruá. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a pecuária local, promovendo o melhoramento genético do rebanho por meio de inseminação artificial. A ação pretende alavancar a produtividade dos produtores rurais, gerando mais qualidade e rentabilidade na produção de carne e leite.

O programa é fruto de uma parceria entre o governo do Estado, a Universidade Federal do Acre (Ufac), a Associação Brasileira de Zebuínos (ABZ) e uma empresa privada de assessoria agropecuária. A união dessas entidades visa oferecer e técnico e científico, além de recursos para os pequenos e médios produtores da região, potencializando o desenvolvimento econômico local e fortalecendo a cadeia produtiva da pecuária no Acre.

Programa insemina+ chega ao Juruá beneficiando pecuaristas da região. Foto: Diego Silva/Secom

O gestor da Seagri em Cruzeiro do Sul, Marcos Pereira, destacou a importância do programa para a economia do Juruá, uma região que tem na pecuária uma de suas principais fontes de renda. “Com o Insemina+, estamos trazendo tecnologia e inovação para os nossos produtores, garantindo mais competitividade no mercado e qualidade no produto final. Essa é uma forma de incentivar a permanência do homem no campo com melhores condições de trabalho e produção”, afirmou.

Manejo adequado do material genético para inseminação em rebanhos no Juruá. Foto: Diego Silva/Secom

O papel da Ufac na iniciativa é fundamental, oferecendo e científico e técnico para garantir o sucesso do programa. Além disso, a Associação Brasileira de Zebuínos contribui com o material genético e o conhecimento sobre a raça zebuína, uma das mais adaptadas às condições da região. A empresa privada, por sua vez, oferece a assessoria técnica necessária para garantir o êxito na inseminação artificial, fornecendo orientação aos produtores sobre manejo, nutrição e sanidade do rebanho.

Em parceria com a assessoria agropecuária a execução do programa tornou-se viável aos produtores da região. Foto: Diego Silva/Secom

Produtores locais já demonstram otimismo com a iniciativa, vendo no programa uma oportunidade de melhorar a qualidade genética dos animais e, consequentemente, aumentar a produtividade. “Esse tipo de apoio é essencial para nós, pequenos produtores. Vai permitir que a gente aumente a produção de leite e carne, sem precisar aumentar o número de animais, apenas melhorando a qualidade”, afirmou Everton Carvalho, pecuarista da região.

Pecuaristas da região do Juruá devem oferecer boa estrutura para a concretização do programa em suas propriedades. Foto: Diego Silva/Secom

Insemina+ também reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável da pecuária no Acre, ao promover práticas que visam o aumento da produção de forma responsável e eficiente, respeitando o meio ambiente.

Produtores rurais reforçam a importância das parcerias para o êxito no desenvolvimento econômico da pecuária na região. Foto: Diego Silva/Secom

Com o lançamento do programa, o governo do Estado reafirma sua política de incentivo à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural, buscando transformar o Juruá em um polo de referência na produção agropecuária de qualidade, gerando empregos e fortalecendo a economia local.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Feira do empreendedorismo gera oportunidades na festa do Dia do Trabalhador, em Rio Branco 5a4362

Raimundo Souza

MPAC promove atividades voltadas para pessoas com TEA em Cruzeiro do Sul 1l2e5t

Jamile Romano

Sob pressão de Lula, presidente do INSS pede demissão 403r73

Marcio Nunes

Estudantes da rede estadual representarão o Acre no Parlamento Juvenil do Mercosul 2025 6d6y4x

Marcio Nunes

Parceria entre os governos estadual e federal vai investir R$ 1,1 milhão em inclusão social para mulheres 4o2a5

Raimundo Souza

Segurança faz mais de mil atendimentos psicológicos para servidores da pasta 5m625q

Raimundo Souza