25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Iapen e Ieptec lançam curso de marceneiro para profissionalizar detentos 6r224

Atualizada em 05/11/2024 17:20 1w3l6h

O Instituto de istração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), na manhã desta terça-feira, 5, fez a inauguração de mais uma cooperação entre as instituições. Dessa vez, um curso em Marcenaria, que vai profissionalizar 15 detentos de Rio Branco no Polo Moveleiro.

Os apenados que participarão da formação, além de conseguirem certificação profissional e garantirem um retorno à sociedade com a possibilidade de um emprego, também poderão remir pena por meio da educação.

Os planos de quem vai fazer a qualificação são muitos. D. S. C. já pensa em criar o próprio negócio e até gerar novos empregos: “É uma oportunidade única, que a gente tem que valorizar bastante. A gente pode abrir algum negócio, pra nós mesmos, uma firma, e gerar emprego para os outros também”, disse ele.

A solenidade, realizada no Polo Moveleiro, contou com a apresentação de servidores da Polícia Penal, cantando e tocando instrumentos que foram produzidos pelos apenados no projeto Sons da Liberdade.

Durante o lançamento do curso, o coordenador de Educação, Cultura e Esporte da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rodrigo Dias, falou sobre as iniciativas que encontrou no estado: “Essa semana, conhecendo as atividades aqui do estado em relação ao aprisionamento de pessoas, tem sido bastante importante e surpreendente. Essa atividade aqui voltada ao o ao curso profissionalizante de marcenaria muda trajetórias. Em contato com este curso, com certeza, finalizando, tem a oportunidade de ter uma profissão que vai proporcionar uma renda e essa renda pode trazer a dignidade para as suas famílias”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Saúde Itinerante Especializado leva ações para população indígena em Feijó 2n3d1d

Raimundo Souza

Dnit trabalha na recuperação da ponte sobre o Rio Tarauacá, na BR-364 6g52i

Jamile Romano

Governo destinou R$ 41 milhões à cultura por meio da Fundação Elias Mansour em 2024 1i435v

Marcio Nunes

Regularização fundiária na Amazônia é debatida em Câmara Técnica de Governança no 27° Fórum de Governadores 4o475j

Marcio Nunes

Prefeitura e MPAC se reúnem para articular andamento de ações e garantir o bem-estar animal 475p6y

Marcio Nunes

Manoel Urbano: Toscano Velozo é reeleito prefeito 50,95% dos votos 1y6l1a

Raimundo Souza