30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Idaf dá inicio à campanha de Declaração de Rebanho referente a 2024 6t4v3c

Atualizada em 02/10/2024 09:46 6lf3n

Teve início nesta terça-feira, 1º, a campanha de Declaração de Rebanho referente a 2024, realizada pelo governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf). A campanha segue até o próximo dia 30 de novembro.

Conforme a Portaria n° 270, de 20 de dezembro de 2022, que institui a Campanha Anual de Declaração de Rebanho, é de responsabilidade do produtor e torna-se obrigatório em todas as propriedades existentes no Acre atualizar o cadastro de propriedades rurais, o número de animais, como bovinos, bubalinos, caprinos, equídeos, aves, ovinos, suínos. Produtores de abelhas e peixes também devem informar, para que essas espécies sejam atualizadas em suas fichas cadastrais.

Durante a campanha,  pecuaristas e criadores são orientados a declarar o número de animais com relação a nascimento, faixa etária e outras informações relevantes. Muitas vezes, há prazos e penalidades para aqueles que não realizam a declaração. Além disso, a campanha inclui ações educativas, principalmente quanto às notificações obrigatórias de doenças de interesse pecuário.

De acordo com Renan Viana, médico veterinário do Idaf, a declaração anual permite que os produtores tenham uma visão atualizada do tamanho do rebanho em diferentes momentos, facilitando o seu planejamento. “Todo setor produtivo nasce por meio da declaração e é um indicador muito importante para o serviço veterinário oficial do estado em relação ao acompanhamento das questões relativas à sanidade animal”.

Vale ressaltar que, para a emissão de documentos de Movimentação e de Trânsito Animal (GTA), fica condicionada a atualização cadastral de rebanho, e é extremamente importante que os produtores fiquem atentos aos prazos, protegendo o patrimônio bovino, trazendo benefícios para a defesa agropecuária e abrindo novos mercados, principalmente porque o Acre é zona livre de febre aftosa sem vacinação.

A declaração pode ser feita diretamente pelo site (https://sisdaf.ac.gov.br), em qualquer dia e horário, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Caso o produtor ainda não tenha o cadastro do “produtor online”, deve procurar a unidade do Idaf do seu município e solicitar o e senha de o. Após o encerramento do prazo de declaração, com apoio das equipes das Unidades Locais de Defesa Agropecuária (ULDAGs), o órgão faz o levantamento dos produtores que ficaram inadimplentes, visando a regularização do cadastro.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

MPAC nomeia três novos promotores de Justiça Substitutos 4q3h6

Jamile Romano

Aldeia Apiwtxa em Marechal Thaumaturgo recebe atendimentos do Projeto Cidadão 4n2b58

Jamile Romano

”A parte alta da cidade está abandonada, vamos trabalhar pra mudar essa realidade”, disse Marcus Alexandre em visita aos bairros Vitória e Eldorado 1m291q

Marcio Nunes

Por unanimidade TRE diz que renovacão de contratos da Educação cabe ao prefeito 3t3j5l

Marcio Nunes

Márcio Bittar será titular em I para apurar apostas esportivas 5fg10

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre deflagra ‘Operação Disciplina’ e prende lideranças de facção criminosa por homicídio ocorrido em 2017 44122u

Jamile Romano