18.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Imac participa de curso sobre rastreabilidade de produtos florestais promovido pelo Ibama 3v4wf

Atualizada em 14/08/2024 10:10 3c4g5o

Servidores do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) estão participando do Curso DOF+ Rastreabilidade, promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que visa capacitar agentes públicos e empreendedores do setor florestal. O evento ocorre entre os dias 13 e 15 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco.

O curso é direcionado aos agentes da istração pública federal, estadual e municipal, bem como a empreendedores, responsáveis técnicos e operacionais de empreendimentos de base florestal. O objetivo é fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e aprimorar a gestão de atividades relacionadas ao Documento de Origem Florestal (DOF).

Durante o treinamento, os participantes aprenderão a utilizar a ferramenta DOF+ para o cadastro e homologação de pátios, emissão de ofertas e guias de transporte, conversão de produtos florestais e ajustes istrativos. Essas ações são fundamentais para a operação eficiente do sistema e para a gestão dos recursos florestais.

Cristiane Oliveira, diretora interina de Infraestrutura, Indústria, Atividades Rurais e Florestais do Imac, enfatizou a importância da capacitação. “Essas formações são essenciais para melhorar os serviços prestados aos usuários do sistema DOF e contribuem diretamente para o combate ao desmatamento ilegal e à manutenção da cobertura florestal no estado do Acre”, afirmou.

O Sistema DOF+ Rastreabilidade é uma atualização do Documento de Origem Florestal, uma licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais nativos. A nova ferramenta traz avanços significativos em termos de rastreabilidade, permitindo um acompanhamento detalhado dos produtos desde a origem até a destinação final.

A chefe das Representações Regionais do Imac, Rosângela Rocha, destacou que os novos mecanismos de rastreabilidade proporcionam maior transparência e confiabilidade ao sistema.

“O DOF é um sistema integrado que, com os novos mecanismos de rastreabilidade, possibilita a identificação da origem dos produtos florestais e madeireiros por meio de códigos de rastreio, garantindo mais transparência e sustentabilidade”, explicou. Ela também ressaltou a importância da integração entre os órgãos ambientais e a participação dos servidores do Imac da regional do Juruá na capacitação.O aprimoramento do sistema DOF, em funcionamento desde 2006, visa melhorar o controle da cadeia produtiva florestal em nível nacional. A atualização busca otimizar o rastreamento e a gestão dos produtos florestais madeireiros brutos e processados, reforçando os esforços para a conservação ambiental e o combate ao desmatamento ilegal.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Rodeio com shows gratuitos promete movimentar parque de exposições a partir do primeiro dia da Expoacre 1f181l

Raimundo Souza

Unidade móvel é estratégia da Segurança para ampliar atendimento da Polícia Militar no Juruá 52b68

Marcio Nunes

TRABALHO CONJUNTO: governo e prefeitura transformam Via Chico Mendes em cartão-postal de Rio Branco 41h2v

Marcio Nunes

Primeira Jornada Pedagógica Intercultural do povo Noke Koī fortalece formação de professores no Acre 504h72

Raimundo Souza

Servidores da Segurança participam de treinamento sobre plano de contratações anual e sistema de planejamento 5z1e60

Marcio Nunes

Prefeitura prepara mais de 3 mil refeições diárias para abrigados no Parque de Exposições 2d6a2s

Jamile Romano