20.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Imac participa de curso sobre rastreabilidade de produtos florestais promovido pelo Ibama 3v4wf

Atualizada em 14/08/2024 10:10 3c4g5o

Servidores do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) estão participando do Curso DOF+ Rastreabilidade, promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que visa capacitar agentes públicos e empreendedores do setor florestal. O evento ocorre entre os dias 13 e 15 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco.

O curso é direcionado aos agentes da istração pública federal, estadual e municipal, bem como a empreendedores, responsáveis técnicos e operacionais de empreendimentos de base florestal. O objetivo é fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e aprimorar a gestão de atividades relacionadas ao Documento de Origem Florestal (DOF).

Durante o treinamento, os participantes aprenderão a utilizar a ferramenta DOF+ para o cadastro e homologação de pátios, emissão de ofertas e guias de transporte, conversão de produtos florestais e ajustes istrativos. Essas ações são fundamentais para a operação eficiente do sistema e para a gestão dos recursos florestais.

Cristiane Oliveira, diretora interina de Infraestrutura, Indústria, Atividades Rurais e Florestais do Imac, enfatizou a importância da capacitação. “Essas formações são essenciais para melhorar os serviços prestados aos usuários do sistema DOF e contribuem diretamente para o combate ao desmatamento ilegal e à manutenção da cobertura florestal no estado do Acre”, afirmou.

O Sistema DOF+ Rastreabilidade é uma atualização do Documento de Origem Florestal, uma licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais nativos. A nova ferramenta traz avanços significativos em termos de rastreabilidade, permitindo um acompanhamento detalhado dos produtos desde a origem até a destinação final.

A chefe das Representações Regionais do Imac, Rosângela Rocha, destacou que os novos mecanismos de rastreabilidade proporcionam maior transparência e confiabilidade ao sistema.

“O DOF é um sistema integrado que, com os novos mecanismos de rastreabilidade, possibilita a identificação da origem dos produtos florestais e madeireiros por meio de códigos de rastreio, garantindo mais transparência e sustentabilidade”, explicou. Ela também ressaltou a importância da integração entre os órgãos ambientais e a participação dos servidores do Imac da regional do Juruá na capacitação.O aprimoramento do sistema DOF, em funcionamento desde 2006, visa melhorar o controle da cadeia produtiva florestal em nível nacional. A atualização busca otimizar o rastreamento e a gestão dos produtos florestais madeireiros brutos e processados, reforçando os esforços para a conservação ambiental e o combate ao desmatamento ilegal.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Pelo 7º mês consecutivo, roubo de veículos tem queda no Acre 23485q

Marcio Nunes

Golpe do INSS pode ter atingido cerca de 100 mil aposentados no Acre 2n1x4t

Jamile Romano

Durante o Outubro Rosa, mulheres podem agendar exames preventivos na OCA 5uk49

Jamile Romano

Com investimentos de mais de R$ 7,5 milhões, governador entrega viaturas, uniformes e equipamentos para reforçar atuação do Corpo de Bombeiros no Acre 2b192t

Jamile Romano

Iapen e Defensoria Pública promovem atendimento jurídico na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco 1h5v27

Raimundo Souza

Programa ‘Mais Saúde com Agente’ tem 691 inscritos no Acre em uma semana; inscrições acabam dia 24 1y4z56

Jamile Romano