22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Lula defende ‘jornadas de trabalho mais equilibradas’ em G20 Social 6m5b1e

Atualizada em 16/11/2024 16:45 5yy6b

Fala ocorre em meio a debate sobre fim da escala 6×1 no Congresso z216a

Rio de Janeiro

O presidente Lula afirmou neste sábado (16) no Rio de Janeiro, durante o encerramento do G20 Social, que os países do grupo das maiores economia do mundo devem discutir medidas para “promover jornadas de trabalho mais equilibradas”.

A fala sobre a jornada de trabalho ocorre no momento em que o debate sobre a escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso semanal) ganhou força nas redes sociais nos últimos dias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de encerramento da Cúpula do G20 Social – Eduardo Anizelli/Folhapress

Ele não fez referência à bandeira. No Armazém 3, local do encerramento do evento, estudantes da Uerj seguravam uma enorme faixa sobre o tema.

“O G20 precisa discutir uma série de medidas para reduzir o custo de vida e promover jornadas de trabalho mais equilibradas. Precisa ouvir a juventude, que enfrentará as consequências das tarefas que deixarmos inacabadas”, afirmou o presidente.

“Para chegar ao coração dos cidadãos comuns, os Governos precisam romper com a dissonância cada vez maior entre a voz dos mercados e a voz das ruas. O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e política que hoje assola as democracias”, disse ele.

O discurso foi feita durante o encerramento do G20 Social, evento promovido pelo Brasil junto com movimentos sociais antes da realização da Cúpula do Chefes de Estado do grupo, marcado para segunda (18) e terça-feira (19), também no Rio de Janeiro.

O debate sobre a escala 6×1 ganhou força com uma PEC (proposta de emenda constitucional) da deputada Erika Hilton (PSOL-SP). A proposta é a adoção de uma jornada de 36 horas semanais, dividida em quatro dias.

A redução da jornada de trabalho ganhou espaço em vários países, mas, no Brasil, ainda esbarra em questões como a dificuldade que o país tem em reduzir a informalidade e aumentar a produtividade de seus trabalhadores, de acordo com especialistas ouvidos pela Folha.

Com informações da Folha UOL

Artigos Relacionados 4e5a1r

Lula deve procurar presidentes de partidos na volta ao Brasil para avançar com reforma ministerial 4zu42

Jamile Romano

Nas Vilas Santa Cecília e Albert Sampaio, Marcus Alexandre firma compromisso de recuperar ruas, resolver a falta de água e melhorar o transporte 1b1fx

Raimundo Souza

“Meu negócio não é o STF, é Moraes”, diz Silas Malafaia 3w4fb

Raimundo Souza

Petecão garante R$ 175 mil para compra de EPIs para os motoboys do município de Cruzeiro do Sul 3v2d1u

Jamile Romano

Ministra da Saúde joga a toalha e afirma que “Não há condições para erradicar a dengue” no Brasil 4o2l8

Raimundo Souza

Ex-presidente Jair Bolsonaro deverá vir ao Acre em março, afirma senador Marcio Bittar 5z5d5m

Jamile Romano