24.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Lula é multado em R$ 250 mil pelo TSE por impulsionar vídeo contra Bolsonaro 33x5n

Atualizada em 30/04/2024 10:34 1a6s61

O presidente Lula (PT) foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a pagar uma multa de R$ 250 mil por impulsionar propaganda eleitoral negativa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições de 2022.

A Coligação Brasil da Esperança, formada por dez siglas que apoiavam a candidatura de Lula, também foi condenada. A ação foi ajuizada por Bolsonaro e pela Coligação Pelo Bem do Brasil, com PL, Republicanos PP.

O vídeo postado pela coligação de Lula chamava Bolsonaro de “incompetente”, “mentiroso” e “desumano”. Segundo o TSE, o impulsionamento de propaganda eleitoral negativa na internet é vedado.

A decisão foi proferida por unanimidade na sexta-feira (26). Todos os ministros acompanharam o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia.

Ela ressaltou que a publicação não promovia o petista. “Diferente disso, o vídeo publicado no YouTube, por meio de impulsionamento, veicula conteúdo negativo, divulgando mensagem que, independente de sua veracidade ou não, certamente não é benéfica ao candidato à reeleição”.O UOL tenta contato com a assessoria de comunicação do presidente. Se houver resposta, o texto será atualizado.

 

[Folha Uol]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Bolsonaro critica suspensão do X e sugere que Moraes quer ditadura 21542r

Raimundo Souza

Mulheres como agentes de mudança: a ascensão do feminino no mundo corporativo e sua influência no crescimento empresarial 7242q

Raimundo Souza

Terceiro mandato de Maduro eleva tensões da Venezuela u4p6b

Raimundo Souza

PEC do fim da reeleição para chefes do Executivo avança no Senado 1c5a54

Jamile Romano

Ainda estou aqui: direita praticamente silencia sobre Oscar 273j3m

Raimundo Souza

Zelensky diz que falou sobre trégua ‘incondicional’ com Trump no Vaticano 2w3t4v

Raimundo Souza