30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
EducaçãoGeral

MEC divulga edital do Fies para segundo semestre de 2024; inscrições abrirão nesta quinta (22) 3m1b2x

Atualizada em 22/08/2024 07:28 476j2e

Programa inclui pela primeira vez vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. 5rh41

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), lançou nesta quarta-feira (21), o Edital nº 26/2024 para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024. A novidade desta edição é a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Mantendo o formato do último semestre, o Fies Social continuará a destinar 50% das vagas aos candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos e com cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estes candidatos também terão a possibilidade de solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

As inscrições, que são gratuitas, estarão abertas entre os dias 22 e 27 de agosto e devem ser realizadas através do portal o Único, no Fies Seleção. Os candidatos poderão escolher até três opções de curso, em ordem de preferência. O resultado será divulgado em 9 de setembro, com prazo para complementação da inscrição pelos pré-selecionados entre 10 e 12 de setembro.

Caso ainda haja vagas disponíveis, o MEC poderá convocar candidatos por meio da lista de espera entre 16 de setembro e 29 de outubro. A complementação da inscrição dos candidatos selecionados nesta etapa deve ser feita em até três dias úteis após a convocação.

Instituído pela Resolução nº 58/2024, o Fies Social busca reforçar o papel social do programa, priorizando estudantes de baixa renda e oferecendo melhores condições de financiamento estudantil. O programa visa cumprir uma função transformadora, ampliando o o à educação superior.

O Fies, criado pela Lei nº 10.260 de 12 de julho de 2001, é um programa que oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderiram à política e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies oferece juros zero para candidatos com menor renda e um financiamento ajustado de acordo com a renda familiar. Para participar, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançado uma média aritmética das notas nas provas de, no mínimo, 450 pontos, e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

TCM Notícias

Artigos Relacionados 4e5a1r

Argentina: Senador propõe que pobres possam vender filhos 2i5l4t

Raimundo Souza

Educação realiza montagem de laboratório de informática no Colégio Estadual Barão do Rio Branco xv4o

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre participa de reunião do conselho nacional de delegados-gerais das polícias 1zd5s

Raimundo Souza

Serviço de Assistência Especializada da Fundhacre ganha reforço com aquisição de quatro novas centrífugas laboratoriais 4x1r4h

Raimundo Souza

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para esta quarta-feira, 28 5f1gi

Raimundo Souza

Do inquérito à denúncia: veja a linha do tempo do caso Bolsonaro no STF 1p5ch

Raimundo Souza