24.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Ministério da Saúde anuncia distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos para dengue 3p1k4f

Atualizada em 20/01/2025 15:51 6b176e

De forma inédita, o Ministério da Saúde vai distribuir 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico de dengue a todos os estados do país. O investimento é de R$ 17,3 milhões. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com o limitado a serviços laboratoriais.

O anúncio ocorreu durante reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses , na sexta-feira (17).

A distribuição dos testes será acompanhada de uma nota técnica com orientações detalhadas sobre a utilização dos produtos na rede de saúde, bem como os critérios para distribuição.

“Esse teste rápido, que é feito na hora, quando dá positivo a pessoa está com a doença. E mesmo quando ele dá negativo é necessário ainda acompanhar, fazer uma análise do diagnóstico, dos sinais e sintomas e ver se são compatíveis com dengue. É uma ferramenta que ajudará a rede de atendimento e que vai otimizar a vigilância epidemiológica”, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

“Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos de dengue e nem outras arboviroses como zika e chikungunya”, acrescenta Ethel.

Inicialmente, serão distribuídos 4,5 milhões do total de testes. O processo de aquisição foi iniciado em 2024. Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico.

Diagnóstico 69418

Outro avanço significativo foi a ampliação do diagnóstico de dengue na rede de laboratórios, com aumento de 76,4% nos diagnósticos de 2024 em comparação com 2023. Em 2023, foram realizados 778.422 diagnósticos de dengue, enquanto em 2024 esse número subiu para 1.373.536.

A secretária Ethel Maciel reforça que o uso dos testes rápidos será complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, além da vacinação, e destaca a necessidade de os municípios seguirem os protocolos de coleta e envio de amostras para análise laboratorial.

A distribuição dos insumos deverá começar na próxima semana, alinhada às orientações técnicas para garantir maior eficiência no combate às arboviroses no país.

[Agência Gov]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Ministros e diplomatas reagem a xingamento de Janja a Elon Musk u376e

Raimundo Souza

X volta a funcionar no Brasil após decisão de Moraes e diz que defenderá liberdade de expressão no limite da lei 6a5m

Jamile Romano

O fim para operadoras de internet móvel? Starlink promete alcançar os celulares comuns 2y3a11

Raimundo Souza

Senado elege novo presidente, com Alcolumbre favorito; assista ao vivo 4e6j3

Raimundo Souza

Presidente do INSS é afastado após operação da PF e CGU sobre descontos não autorizados em benefícios 3d2u2x

Jamile Romano

Correios: quem pode pedir isenção da taxa do concurso e como fazer? Prazo acaba nesta sexta 65v1j

Jamile Romano