19.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo monta operação especial para garantir aluguel social às famílias que estavam acampadas na Aleac f2y1r

Atualizada em 18/12/2024 16:39 733z37

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), determinou uma operação especial para garantir o termo de adesão ao contrato do Bolsa Moradia Transitória às 33 famílias que estavam acampadas no hall da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. A titular da SEASDH e vice-governadora, Mailza Assis, reafirmou o compromisso do Estado a todos que se enquadrarem nos requisitos do programa.

“Esta é uma iniciativa que visa não apenas proporcionar moradia, mas, também, resgatar a cidadania e a dignidade das pessoas. A determinação do governador Gladson Cameli é de reconhecimento aos benefícios que possam proporcionar o bem-estar de todas as famílias. Estamos empenhados nesta ação, cumprindo o que foi acordado”, garantiu Mailza.

Diante da condição de fragilidade, situação de risco e desagregação social vivida pelas 33 famílias que foram desapropriadas por ordem judicial do bairro Panorama, em novembro deste ano, a vice-governadora determinou o reforço das equipes de assistentes sociais para dar celeridade aos processos de contratação e s dos termos de adesão ao programa Bolsa Moradia Transitória.

O diretor de Políticas de Assistência Social, Hilquias Almeida de Araújo, confirmou o recebimento da documentação apresentada pelas famílias. “Diante das confirmações dos endereços e dos documentos pessoais apresentados pelos chefes de família é possível a realização das visitas sociais, onde se confere, principalmente, as condições mínimas de habitabilidade”, disse Araújo.

O assistente social da SEASDH, Jandyr Rosas, relatou que o cronograma de visitas está avançado, seguindo os critérios exigidos em lei. Um dos despejados por ação judicial, que está internado aguardando fazer cateterismo, o senhor Francisco Eduardo Costa, recebeu a visita dos assistentes no leito do hospital. “Fomos informados do quadro clínico do senhor Francisco e nos dirigimos até o leito 226 do Huerb para que ele não ficasse de fora do processo de adesão. 80% das famílias cadastradas já receberam visita técnica”, disse Rosas.

O aluguel social será garantido por 90 dias. A flexibilidade do Bolsa Moradia, regulamentado pela Lei nº 2.116, permite a prorrogação desse benefício por até três anos para quem preencher os requisitos, sendo crucial para garantir um e contínuo às famílias em transição.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

R$ 800 milhões: Governador inicia maior frente de obras dos últimos anos com a Operação Verão 2025 1e404n

Marcio Nunes

Operação Lei Seca destaca o empenho do governo do Acre na promoção de um trânsito mais consciente 4n1yb

Raimundo Souza

Defensoria Pública do Acre realiza primeira etapa do concurso para defensora e defensor neste domingo 6k6k6s

Jamile Romano

Com transbordo do Rio Acre, entenda qual a ordem de prioridade no resgate de famílias atingidas em Rio Branco p5r5q

Jamile Romano

Três gerações da mesma família indígena tiram registro de nascimento tardio no Projeto Cidadão do TJAC 3g5t3k

Jamile Romano

Petecão destaca novos investimentos do governo federal na Saúde do Acre 2h3b5j

Marcio Nunes