25.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Moraes concede prisão domiciliar a condenado do 8/1 com câncer 173u45

Atualizada em 29/03/2025 07:24 691y3x

Alexandre de Moraes Foto: Gustavo Moreno/STF

Ministro impôs algumas condições para conceder liberdade a Jaime Junkes 3th6

Uma semana após rejeitar o pedido de prisão domiciliar para Jaime Junkes, condenado pelo 8 de janeiro que luta contra um câncer de próstata e que tem problemas cardíacos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou atrás e permitiu que Jaime cumpra pena em casa. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (28).

No dia 21 de março, Moraes tinha decidido rejeitar o pedido da defesa em relação à prisão domiciliar e permitiu apenas que Jaime saísse da prisão para tratamento médico. No entanto, o ministro voltou a deliberar sobre o caso nesta sexta e, desta vez, entendeu que há possibilidade de concessão do benefício em razão do quadro de saúde de Jaime.

– No caso dos autos, embora o réu tenha sido condenado à pena de 14 (quatorze) anos, sendo 12 (doze) anos e 6 (seis) meses de reclusão e 1
(um) ano e 6 (seis) meses de detenção e 100 (cem) dias-multa, cada dia multa no valor de 1/3 (um terço) do salário mínimo, em regime inicial
fechado, a sua grave situação de saúde, reiteradamente comprovada nos autos, ite a concessão de prisão domiciliar – afirmou.

Ao expedir a decisão de soltura, o ministro, porém, estabeleceu algumas condições, como o utilização de tornozeleira eletrônica; e as proibições de uso das redes sociais, de comunicação com envolvidos no 8 de janeiro, de concessão de entrevistas, e de receber visitas, salvo se elas forem realizadas por seus familiares, pela defesa ou por pessoas autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal.

A liberdade de Jaime se junta a outro caso que gerou bastante repercussão nos últimos, o da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que também teve a prisão domiciliar concedida por Moraes. Ela estava presa preventivamente desde 17 de março de 2023 por ter pichado de batom a estátua A Justiça, localizada na frente do STF, com a frase “Perdeu, mané”.

Pleno News

Artigos Relacionados 4e5a1r

Pacientes do Caps Náuas se apresentam durante o 5º Festival Junino de Cruzeiro do Sul 3q4h54

Raimundo Souza

Projeto SUS – Tempo é Vida busca otimizar fila cirúrgica no Acre 1m3y3a

Raimundo Souza

Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país 2z5q4r

Raimundo Souza

Ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso morre aos 86 anos 2l463p

Raimundo Souza

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar 4bx47

Jamile Romano

Avanços na saúde indígena no Acre refletem compromisso com a equidade e o respeito cultural 3d1i47

Raimundo Souza