23.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

MPAC ajuiza ação para que seja mantida alimentação para população em situação de rua 5y6c1t

Atualizada em 11/01/2025 18:33 6th59

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, ingressou com uma ação civil pública requerendo que o Município de Rio Branco mantenha a alimentação fornecida no Centro POP, em Rio Branco.

O serviço, que atende a população em situação de rua há mais de três anos, seria suspenso, conforme declarações dadas pelo titular da pasta de Direitos Humanos recentemente.

Na ação, o MPAC pede que seja mantida a oferta até que uma outra estratégia seja apresentada para que o direito humano à alimentação adequada seja fornecida em outra localidade, já que o restaurante popular não está funcionando.

O promotor de Justiça Thalles Ferreira lembra que o Município de Rio Branco firmou compromisso e aderiu ao Programa Nacional Ruas Visíveis, que possui como política transversal a segurança alimentar da
população em situação de rua.

O MPAC também requereu, no prazo de 90 dias, a apresentação e execução de um plano de estruturação do atendimento de pessoas em situação, que deverá abranger uma série medidas para garantir os direitos desse público.

Veja aqui ação.

Decisão

O Juízo da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco deferiu o pedido formulado pelo MPAC e decidiu que o Município de Rio Branco deve se abster de suspender o fornecimento de alimentação no Centro POP, garantindo, dessa forma, o direito humano à alimentação adequada por parte das pessoas em situação de rua.

Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa mensal no valor de R$ 20 mil, limitada ao período de dois meses, sem prejuizo das demais sanções cabíveis.

Kelly Souza- Agência de Notícias do MPAC

Artigos Relacionados 4e5a1r

Saneacre investe em capacitação socioemocional de servidores com treinamento de habilidades assertivas h461h

Raimundo Souza

Governo beneficia comunidades em Epitaciolândia com mais 250 novos títulos definitivos 12b1d

Marcio Nunes

Campanha “Não Fique em Silêncio” alerta para a necessidade de denunciar violência doméstica 6f342s

Jamile Romano

MPF revela frigoríficos da Amazônia que compram carne de origem legal e1x1p

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco veta PL que proíbe nomeação de condenados por violência doméstica e sexual a cargos municipais 603i3d

Jamile Romano

TJAC inspeciona 100% das unidades socioeducativas do Acre 173f16

Jamile Romano