30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC apura irregularidades na denominação do elevado na Estrada Dias Martins 4l4o3z

Atualizada em 14/02/2025 08:50 2i29c

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 2ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social, encaminhou à Procuradoria-Geral de Justiça uma representação solicitando a análise da constitucionalidade da Lei Municipal n. 2.546/2024, que denominou o elevado na Estrada Dias Martins, em Rio Branco, como “Beth Bocalom”.

A homenagem refere-se à ex-esposa do prefeito da capital acreana, falecida em 2021. A Promotoria apontou possíveis irregularidades no processo de nomeação e argumenta que a escolha do nome pode configurar promoção pessoal, uma vez que a alcunha destacada no nome da obra pública associa-se diretamente ao sobrenome do gestor municipal.

Embora ressalte que a homenageada teve uma trajetória de vida digna de reconhecimento, a representação destacou que a denominação do elevado pode ferir os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade.

Diante dos argumentos apresentados, foi solicitado à Procuradoria-Geral de Justiça que avalie a viabilidade de propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei municipal. O objetivo é garantir o respeito aos princípios constitucionais e evitar que obras públicas sejam utilizadas para promoção pessoal de agentes políticos.

 

[Assessoria MP/AC]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Acre amplia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes pi2d

Jamile Romano

Governo do Acre institui comitê que promove equidade de gênero, raça e valorização a trabalhadores do SUS 1k139

Jamile Romano

Rio Branco ganha selo UNICEF, por melhorar condições de vida de crianças e adolescentes o6p31

Marcio Nunes

InfoGripe: influenza A segue em crescimento no Acre 684v3u

Raimundo Souza

Saúde Itinerante do Estado e Ministério Público realizam ação no Bairro Leonardo Barbosa, em Brasileia 30h4d

Raimundo Souza

Prefeitura preza por acolhimento humanizado aos animais de estimação das famílias afetadas pela cheia do rio Acre 2p4n6c

Jamile Romano