22.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC promove palestra sobre saúde mental em alusão ao “Setembro Amarelo” r485b

Atualizada em 18/09/2024 08:48 1o4g5p

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Corregedoria-Geral, realizou nesta terça-feira, 17, a palestra “Bem-estar e promoção da saúde mental”, em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio. O evento, que ocorreu no auditório da instituição, foi destinado a membros, servidores, estagiários e colaboradores, como parte do projeto “Saúde Mental Importa”.

A abertura do evento contou com a presença do corregedor-geral, procurador de Justiça Álvaro Luiz Araújo Pereira; do procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza; da diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotora Joana D’Arc Dias Martins; e do secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Oshiro.

Ao falar sobre o projeto “Saúde Mental Importa”, o corregedor-geral destacou que “a iniciativa foi implantada para esclarecer a respeito das doenças mentais, sua desmistificação e orientação, visando promover uma melhor qualidade de vida”.

Palestra

A psicóloga Lucyana Melo, especialista em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica e mestre em Psicologia, foi a palestrante convidada. Ela iniciou sua palestra abordando a relevância de refletirmos sobre o suicídio e a saúde mental, especialmente durante o Setembro Amarelo, enfatizando a importância da escuta ativa e do acolhimento sem julgamentos.

Lucyana destacou que a prevenção ao suicídio é um esforço que envolve múltiplos fatores e que todos têm um papel a desempenhar na ajuda aos que estão sofrendo. “Muitas vezes, a pessoa só precisa de alguém para ouvir. O simples ato de estarmos disponíveis para ouvir pode fazer uma grande diferença”, afirmou.

A palestrante também abordou como a busca incessante por produtividade e a pressão para atender às expectativas sociais podem impactar a saúde mental. Ela ressaltou que muitas vezes se busca uma realização por meio do trabalho, ignorando a importância do equilíbrio e do descanso, e que a produtividade sustentável é crucial.

“A ideia de que a vida deve ser constantemente otimizada para o trabalho ignora o valor do descanso e das experiências pessoais. O sucesso não é apenas o que se alcança, mas também o que se escolhe abrir mão para ter uma vida mais equilibrada e significativa”, afirmou.

[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Petecão pauta, e Senado aprova, suspensão de habilitação de condenados por crimes com drogas 6s286j

Marcio Nunes

Mercado de Biojóias será destaque do Sebrae no “Amazônia que Eu Quero” 5w383m

Marcio Nunes

Receita vai pagar mais de R$ 1 milhão para 602 contribuintes do AC no lote residual do IR de dezembro 3v584t

Jamile Romano

Lei Maria da Penha completa 18 anos celebrando implantação de medidas de proteção às mulheres 236v24

Marcio Nunes

Prédio da Aleac fica sem energia após temporal de domingo na capital 4q2z33

Jamile Romano

Falta de dinheiro no mercado é preocupação para 49% dos empresários rio-branquenses, aponta pesquisa Fecomércio-AC f1e55

Jamile Romano