23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

No Acre, embaixador da Áustria visita museu e conhece potencial econômico do estado 12574c

Atualizada em 11/11/2024 16:38 4s5u5f

O Museu dos Povos Acreanos recebeu nesta segunda-feira, 11, a visita do embaixador da Áustria, Stefan Sholz. A visita guiada ao equipamento cultural de Rio Branco foi o primeiro compromisso da agenda oficial do embaixador ao Acre, com o objetivo de estreitar laços, fortalecer a cooperação técnica, comercial e o intercâmbio cultural.

Pela primeira vez no estado, acompanhado pela embaixatriz da Áustria, Angelika Sholz, e pelo diretor da empresa Andritz Hydro Brasil, Sholz pôde conhecer a história do prédio que abriga o Museu, detalhes da geografia, fauna, flora e cultura acreana.

“Fiquei muito impressionado. Esse museu foi muito interessante pra mim, por causa da documentação, história e identidade do estado. Isso é muito importante para um estado jovem como o Acre. Estou orgulhoso de já termos aqui dois projetos na área de energia, e também um professor austríaco no curso de filosofa de universidade local, parcerias que são um pano de fundo para um futuro conjunto entre Acre e Áustria”, disse o embaixador.

Na oportunidade, secretários estaduais apresentaram as potencialidades do estado para o comércio e a cooperação internacional.  No átrio Catraia, na paetê externa do museu, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer espécies da floresta, medicamentos, grãos produzidos no Acre, e saborear produtos locais como o biscoito de castanha. “A partir do momento em que apresentamos a ele e à sua comitiva os produtos acreanos, vemos a possibilidade de um futuro comércio ampliando, quem sabe a comercialização dos produtos acreanos na Europa”, falou o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita.

No Museu dos Povos Acreanos, o receptivo ao embaixador e à embaixatriz austríacos contou com presença da presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, equipe técnica, e do presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara. “Quando temos a honra de receber pessoas tão ilustres não podemos perder a oportunidade de mostrar nossa história também, e a gente faz isso sempre com muito orgulho, muito carinho, respeito e iração”, enfatizou Kinpara.

À tarde a agenda continua no Palácio Rio Branco, onde os visitantes europeus se reúnem com o governador Gladson Cameli e titulares das pastas voltadas ao desenvolvimento econômico do estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Defesa Civil Municipal e Estadual interditam parte do Mercado Velho por risco de desmoronamento 5s351u

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco garante acolhimento para animais de famílias em risco de alagamento 36w3l

Raimundo Souza

Operação Rodovida 2024/25 no Acre 5i430

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre deflagra Operação Hunter Tiger em combate a lavagem de dinheiro e jogos de azar 7m5p

Jamile Romano

Operadora de Plano de saúde deve reestabelecer prestação de serviço a paciente com doença grave 463m3o

Jamile Romano

Acre vai ofertar DIU Mirena e implante subdérmico para adolescentes entre 14 e 18 anos 3y6t6y

Jamile Romano