30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Pé-de-Meia: divulgado calendário para estudantes da EJA 621l1g

Atualizada em 28/08/2024 11:58 2u6w19

O Ministério da Educação (MEC) publicou o calendário do Programa Pé-de-Meia para estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) nesta terça-feira, 27 de agosto. A Portaria n° 861/2024 estabelece as datas para pagamentos dos incentivos referentes ao ano de 2024. 

Estão elegíveis ao programa os alunos com idade entre 19 e 24 anos cujas famílias tenham se inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 15 de junho de 2024 e que tenham renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. Além disso, é necessário que o estudante tenha se matriculado para cursar o segundo semestre letivo de 2024. O primeiro pagamento para esse público vai ocorrer de 25 de setembro a 2 de outubro, conforme cronograma. 

Para estudantes da EJA, o Incentivo-Frequência será pago em quatro parcelas, por semestre cursado. Já o Incentivo-Conclusão será acumulado em até três parcelas, condicionadas à aprovação parcial para a certificação de conclusão do ensino médio ao final de cada semestre ou ano letivo e que só podem ser movimentados após a conclusão dessa etapa de ensino. Considerando todas as parcelas da poupança, os valores chegam a R$ 9.200 por aluno. 

Os jovens que serão incluídos no programa a partir de setembro não receberão retroativamente as parcelas já pagas pelo Pé-de-Meia. Os depósitos são feitos pela Caixa Econômica Federal, em uma conta aberta automaticamente em nome dos estudantes que cumprem os critérios da política. 

Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, que pode chegar a R$ 9.200 por aluno. Essa política é destinada a promover a permanência e a conclusão escolar de jovens matriculados no ensino médio público, democratizando o o e reduzindo a desigualdade social entre os alunos. Além disso, promove mais inclusão social pela educação, o que estimula a mobilidade social. Os estados, o Distrito Federal e os municípios colaboram e prestam as informações necessárias à execução do incentivo, a fim de possibilitar o o a ele para os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino. O programa teve a adesão de todos os estados, do Distrito Federal e de 74 secretarias de educação municipais ofertantes de ensino médio regular.  

[Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) ]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado 3i4l

Raimundo Souza

PIX: ferramenta registrou 200 milhões de transações na última sexta e bateu recorde, diz BC c27v

Jamile Romano

Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro 2n4j4l

Jamile Romano

Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira 2v542k

Marcio Nunes

Queda de ponte: corpo de criança de 11 anos é encontrado 4d493k

Raimundo Souza

MEC disponibiliza mais de 402 mil bolsas para o Prouni 722k29

Jamile Romano