33.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Pesquisa do governo do Estado do Acre revela as habilidades que vão conectar o cidadão ao emprego 703q1y

Atualizada em 16/02/2025 11:50 74d5v

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou uma ampla pesquisa com o objetivo de identificar as necessidades que as empresas possuem em termos de mão de obra qualificada para contratação.  Os participantes incluem representantes de instituições não empresariais, produção rural, indústria, comércio, prestadores de serviço e setor público. Mais de 60 empresários foram ouvidos em seis municípios: Rio Branco, Senador Guiomard, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá.

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destaca números do desemprego no Acre, com índice 6,4% em 2024. Foto: Jairo Carioca/Seict

Para o titular da Seict, a ideia é que o setor produtivo possa contratar mais mão de obra. O resultado da abordagem mostra que as empresas do Acre estão de olho em diversas áreas, algumas delas, que acompanham as mudanças do mercado de trabalho como o marketing digital e tecnologia da informação. Há uma demanda por capacitações em gestão rural, técnicas agrícolas, manejo de máquinas e gado, inseminação e legislação ambiental.

“O governo busca entender melhor o mercado de trabalho, um conceito que reúne aqueles que oferecem vagas de emprego e aqueles que buscam por tais oportunidades de carreira. Nesse sentido a pesquisa apresenta dados que estreitam essa relação. O objetivo é que o estado e instituições parceiras qualifiquem mais cidadãos e as empresas possam contratar mais”, analisou Mesquita.

Sine no Acre foi destaque nacional pela relação desenvolvida no intercâmbio entre empresas e o trabalhador. Foto: Sabrina Salomon/Seict

Dentro das áreas de capacitação demandadas estão gestão istrativa e istração, vendas e atendimento ao cliente, marketing e marketing digital, tecnologia da informação e informática, turismo, áreas operacionais, recursos humanos, segurança no trabalho e contabilidade.

“Entre as habilidades apontadas estão o atendimento ao cliente, informática básica, trabalho em equipe e relações interpessoais, técnicas muitas vezes menosprezadas pelos profissionais, mas, consideradas essenciais na hora de uma entrevista”, informou o titular da Seict.

Ainda de acordo com Mesquita, as oportunidades de melhoria incluem o desenvolvimento de cursos e treinamentos nessas áreas, bem como o incentivo ao empreendedorismo e a criação de mais oportunidades de emprego. Para ele, “o setor público tem um papel crucial no apoio a essas iniciativas, não podemos nos acomodar é preciso avançar nas prioridades demandadas”, acrescentou.

Há demanda por profissionais qualificados em estruturas metálicas, drywall, blocos pré-moldados, pintura e novas ferramentas da área. Foto: Pedro Devani/Secom

A pesquisa também destaca a importância de focar em áreas específicas como o turismo, agronegócio, construção civil e indústria para promover o desenvolvimento econômico regional.

“Através do Sistema Nacional de Empregos que já se destaca nessa aproximação com os empresários, vamos impulsionar a conexão com as empresas e trabalhar em parceria com o Polo Digital e outras secretarias afins, as qualificações demandadas. Há necessidade de capacitação em psicologia do trabalho para preparar o trabalhador para seguir regras e aceitar supervisão”, concluiu.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Petecão anuncia pagamento de R$ 3,1 milhões para assistência social de Rio Branco e Cruzeiro do Sul 265x5l

Jamile Romano

Justiça nega recurso e mantém valor de indenização por morte de adolescente em unidade do ISE 1y6p5h

Jamile Romano

MPF recomenda que Estado implemente Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo no Acre 472y2z

Jamile Romano

Município e Estado firmam parceria para readequação de projeto do bairro Cidade do Povo 103016

Marcio Nunes

Petecão propõe projeto para preservação e navegabilidade dos rios da Amazônia 5t3o1l

Marcio Nunes

Prefeitura De Rio Branco Leva Atendimento De Saúde A Pessoas Em Situação De Rua 2u6b3j

Marcio Nunes