23.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão propõe debate sobre transição para energias limpas no transporte marítimo 641p4d

Atualizada em 14/10/2024 17:04 n1x5e

A pedido do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e de outros parlamentares, a Comissão de Infraestrutura (CI) realizará uma audiência pública interativa na próxima terça-feira (15), às 9h00, para discutir o plano da ONU de zerar a emissão de gases de efeito estufa no setor de transporte marítimo até 2050. O debate focará os desafios e as oportunidades para o Brasil na substituição de combustíveis fósseis por energias limpas.

O senador destacou a necessidade de o País adotar uma postura proativa nesse processo, ressaltando seu enorme potencial na produção de biocombustíveis para o setor naval. Segundo ele, o País não pode ficar à margem dessa revolução global.

“Temos a capacidade de transformar o Brasil em um polo estratégico de transição energética no transporte marítimo, aproveitando nossas riquezas naturais e a produção de biocombustíveis. No Acre, por exemplo, pretendemos eliminar o uso de óleo diesel com a instalação de usinas de energia solar nos municípios”, afirmou.

Também ressaltou que a descarbonização, além de ser uma necessidade ambiental, representa uma oportunidade econômica, permitindo que o Brasil se destaque como fornecedor de energias renováveis. Para Petecão, essa transição é crucial para a Amazônia, pois está diretamente ligada à preservação do meio ambiente, à proteção da biodiversidade e à mitigação das mudanças climáticas.

A audiência contará com a participação de especialistas, como Flávio Haruo Mathuly, assessor da Organização Marítima Internacional; Mauro Sammarco, presidente do conselho do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI); Paula Carvalho Pereda, professora da USP, e Jesualdo Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), além de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e dos Ministérios de Minas e Energia, Portos e Aeroportos, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Justiça mantêm condenação de homem a 40 anos por participar de roubo majorado e latrocínio 5h1q5

Jamile Romano

Calor segue predominando no Acre nesta quinta-feira (17), diz Censipam 1x4428

Jamile Romano

Bocalom suspende agenda após ser ameaçado de morte por facção criminosa 345q6b

Marcio Nunes

Acre fecha junho com mais de 900 vaga de empregos formais e vai para o quinto mês seguido de saldo positivo 58v31

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco inicia recuperação das escadarias dos portos de catraia após enchentes 3f2h6a

Marcio Nunes

Terceira fase da Operação Mute é realizada em presídio do Acre 3l6f11

Jamile Romano