23.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

PF adia depoimento de Bolsonaro sobre importunação a baleia 3kt1m

Atualizada em 05/02/2024 10:05 3h641l

A Polícia Federal (PF) adiou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as acusações de importunação a uma baleia-jubarte no litoral paulista. A oitiva estava marcada para a próxima quarta-feira (7), mas foi transferida para 27 de fevereiro.

Fabio Wajngarten, advogado de Bolsonaro e ex-ministro das Comunicações, também iria depor na mesma data. O local da oitiva também foi alterado pela PF. Seria em São Sebastião, município do litoral onde ocorreu a suposta importunação ao cetáceo, mas agora será na capital paulista.De acordo com o site Metrópoles, a Polícia Federal havia mapeado manifestações pacíficas de apoiadores de Bolsonaro em frente à delegacia onde seria prestado o depoimento, em São Sebastião. Ainda que pacíficas, as manifestações teriam gerado preocupação na PF.

Mesmo com a adiamento, Bolsonaro mantém sua ida a São Sebastião. O ex-chefe do Executivo reforçou sua presença por meio de uma lista de transmissão em aplicativo de mensagens.

– Dia 07, 4ª feira, às 15 horas. O depoimento foi adiado, mas… Mesmo assim estarei em São Sebastião. Vamos nos encontrar – diz o texto.

O inquérito foi aberto com base em vídeo que mostra um homem pilotando um jet ski e se aproximando do grande cetáceo.

A lei que justifica a investigação é a Lei 7.643 de 18 de dezembro de 1987 que proíbe a pesca de cetáceos nas águas jurisdicionais brasileiras, e dá outras providências. O artigo primeiro do texto determina: “Fica proibida a pesca, ou qualquer forma de molestamento intencional, de toda espécie de cetáceo nas águas jurisdicionais brasileiras”.

Artigos Relacionados 4e5a1r

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023; país pode ter 5 milhões de casos neste ano 492fg

Jamile Romano

MEC empossa 15 novos reitores de instituições federais 1w5t2a

Jamile Romano

STF forma maioria para proibir revista íntima vexatória em presídios 283361

Marcio Nunes

Lula a por cirurgia em São Paulo para drenagem de hematoma 2e4813

Marcio Nunes

Metade dos brasileiros diz ter diminuído consumo de álcool no último ano, mostra Datafolha 182t56

Raimundo Souza

O álcool deixou uma marca muito grande na minha vida, diz Carolina Dieckmann 275g1v

Raimundo Souza