22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Civil do Acre participa de Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes 404072

Atualizada em 27/05/2025 08:53 204n2w

A Polícia Civil do Acre marcou presença no Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizado na segunda-feira, 26, no auditório do Ministério Público do Estado do Acre, em Rio Branco. Promovido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o evento reuniu representantes de diversas instituições públicas, profissionais da rede de proteção e especialistas, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção e ao atendimento das vítimas.

A delegada Juliana De Angelis, da Polícia Civil, atuou como mediadora de um dos painéis e destacou a relevância da cooperação entre os diversos órgãos envolvidos no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. “Eventos como este são fundamentais para alinhar esforços. O diálogo entre os setores, conforme destacado durante o seminário, será crucial para superar desafios como a subnotificação de casos e a garantia de o universal ao sistema de proteção, buscando qualificar o acolhimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Polícia Civil tem atuado de forma proativa, não apenas na investigação rigorosa dos crimes, mas também na promoção de um ambiente seguro para as vítimas”, afirmou a delegada.

O seminário foi dividido em três painéis temáticos. O primeiro abordou o fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, com ênfase nas práticas realizadas pela Maternidade Bárbara Heliodora e pelo Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. O segundo tratou do fortalecimento das boas práticas da rede de proteção, com destaque para o papel do Poder Judiciário. Já o terceiro discutiu a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e os desafios relacionados à aplicação da Lei nº 13.431/2017, que institui a escuta especializada e o depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência.

(Agência de Notícias)

Artigos Relacionados 4e5a1r

Acre apresenta estratégias de restauração florestal e regularização ambiental em curso no Pará 5g5o1e

Raimundo Souza

Acre participa de seminário com foco no monitoramento de incêndios florestais por satélite 355s1l

Raimundo Souza

Gestores do Acre debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+ 2o6o1l

Raimundo Souza

O corpo do ex-governador do Acre Flaviano Melo está sendo velado no Palácio Rio Branco 215z59

Raimundo Souza

Segurança Pública reduz em mais de 51% o número de roubos no Acre 1w4j1

Jamile Romano

Empresa aérea deve pagar R$ 10 mil a ageiros do Acre impedidos de embarcar por lotação do voo 5h5n70

Jamile Romano