24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre registra queda de 41,1% em casos de roubos em Rio Branco 1v5i18

Atualizada em 02/09/2024 16:48 361x23

A Polícia Civil do Acre (PCAC) verificou uma queda significativa de 41,1% no registro de boletins de ocorrência referentes a casos de roubo em Rio Branco, entre os meses de janeiro e julho de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são coletados a partir de Boletins de Ocorrência (BO) que am pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e pelo Procedimento Policial Eletrônico (PPE).

Aumento da presença policial em Rio Branco contribui para queda nos casos de roubo e maior segurança para a população. Foto: cedida

“Esses números demonstram o comprometimento e a eficiência dos nossos policiais. É um trabalho árduo, que envolve muita dedicação e inteligência, para retirar criminosos de circulação, desarticular quadrilhas e garantir a segurança da nossa população”, disse o delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel, destacando em especial a atuação Delegacia Especializada de Combate a Roubo e Extorsão (Dcore) em Rio Branco, o município mais populoso do estado e com a maior circulação de dinheiro.

A Dcore também teve um impacto significativo nas operações durante os primeiros oito meses de 2024. Entre janeiro e agosto, a Dcore realizou um total de 34 prisões e executou 23 mandados de busca e apreensão. Durante esse período, 82 celulares foram recuperados, 4 motocicletas e 2 carros foram apreendidos, além de 3 armas de fogo confiscadas. A delegacia também instaurou 189 inquéritos e encaminhou 186 ao Poder Judiciário.

Celulares foram recuperados, entre outros objetos, durante as operações da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsão (Dcore) em 2024. Foto: cedida

Segundo o delegado titular da Dcore, Leonardo Santa Bárbara, as investigações desempenham um papel fundamental na redução dos índices de criminalidade: “Focamos em investigações detalhadas e estratégicas, que não apenas levam à prisão dos autores de roubos e furtos, mas também desmantelam redes de receptadores que alimentam o crime. Continuaremos firmes nesse propósito, para que os números possam cair ainda mais.”

Os resultados são fruto de investigações minuciosas, que levaram à identificação e retirada de circulação de criminosos envolvidos em roubos e furtos. Além disso, a PCAC tem intensificado esforços para identificar e prender receptadores, indivíduos que compram produtos roubados, alimentando a cadeia do crime. Esses receptadores são fundamentais para o funcionamento dessas atividades criminosas e não podem ficar impunes.

A atuação da PCAC também incluiu a desarticulação de quadrilhas especializadas em roubos de veículos, que operam tanto no estado quanto com conexões fora do país. Essas ações têm resultado na redução da criminalidade e no aumento da segurança para a população de Rio Branco.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Delegados da Polícia Civil do Acre ministram disciplinas na 100ª edição do INC da Força Nacional 6s1x15

Jamile Romano

Bolo com arsênio: mulher pode ter envenenado pai, marido e filho 263253

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre prende homem acusado de estupro de vulnerável contra sua filha de sete anos em Rio Branco 6n2g20

Jamile Romano

PCAC cumpre mandado de prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva e ameaça 4v412h

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre apreende mais de 50 kg de drogas avaliadas em R$ 300 mil em transportadora de Rio Branco 1n3or

Raimundo Souza

Descubra o que Deolane Bezerra disse em depoimento à polícia f1a4w

Raimundo Souza