33.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco inicia ações do Dezembro Vermelho com foco na prevenção ao HIV e ISTs 6r6063

Atualizada em 03/12/2024 08:54 2a4k44

A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Governo do Estado, deu início às ações do Dezembro Vermelho, uma campanha de conscientização voltada à prevenção e ao tratamento do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa faz parte das mobilizações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, mas a abertura oficial das atividades em Rio Branco, ocorreu nesta segunda-feira (2), na Oca, no centro.

De acordo com Sâmia Tessinari, coordenadora da Área Técnica de HIV/AIDS do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, somente em 2024 foram detectados 182 novos casos de HIV na capital. Ela destaca a importância de manter a luta contra o vírus ativa e contínua.

“Hoje nós estamos aqui realizando o teste rápido ali no auditório. Estamos ofertando três equipes, testando HIV, cifres e hepatites virais. Aqui embaixo nós estamos ofertando os dispositivos de prevenção, o preservativo masculino, feminino. Estamos distribuindo também e orientando a utilização do teste rápido. Outro teste do HIV, é um teste simples que você pode levar para casa, e você pode estar coletando uma amostra do seu fluido oral, é um teste muito simples de fazer.”

As ações da campanha, que se estenderão ao longo de todo o mês de dezembro, incluem atividades em unidades de saúde, abordagens educativas em locais estratégicos e campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção. Serão realizados eventos de orientação sobre o uso de preservativos, testagem rápida para diagnóstico precoce e a promoção do tratamento antirretroviral.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde de Rio Branco, Socorro Martins, o tratamento adequado possibilita que pessoas que vivem com HIV alcancem a supressão viral, tornando o vírus indetectável e, consequentemente, intransmissível. O Dezembro Vermelho é uma oportunidade para reforçar o papel da informação, do diálogo e do cuidado na luta contra o HIV e outras ISTs, além de promover uma sociedade mais informada e solidária às questões de saúde pública.

“A prefeitura inicia o mês com essa ação e durante todo o mês, nós vamos estar fazendo outras ações para chamar a atenção da população que AIDS ainda está em foco. Nós temos tido casos, os casos não pararam, o HIV continua tendo até uma certa tendência de aumento, não só o HIV, mas as demais ISTs. Então, esse mês todo nós vamos estar falando muito sobre isso, sobre as ISTs, que são doenças sexualmente transmissíveis, como Sífilis, HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis”, concluiu a diretora de Vigilância em Saúde de Rio Branco, Socorro Martins.

[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Disse a vice-governadora Mailza Assis em sua rede social: O Acre será o centro das atenções globais! 5m2a40

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco leva apoio a ribeirinhos na zona rural da capital 5u3t49

Jamile Romano

HPV: Mais de 30 mil jovens devem ser imunizados contra vírus em Rio Branco, diz PNI 6fj4l

Jamile Romano

TJAC lança campanha contra Abuso Sexual Infantil na próxima quinta-feira, 9 3hm6t

Jamile Romano

Projeto de Fábio Rueda propõe retirada de imposto para redução  da conta de luz 261uj

Jamile Romano

Prefeitura informa prazo para inscrições de crianças em creches de Rio Branco 4x2x3

Jamile Romano