18.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança Campanha de Combate à Sífilis 4j2o2k

Atualizada em 17/10/2024 16:31 2p1m6i

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificou as ações de combate à sífilis durante o mês de outubro, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrado no terceiro sábado do mês. Instituída pela Lei nº 13.430/2017, a data visa promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico e o tratamento adequados da infecção, especialmente em gestantes.

Na manhã dessa quarta-feira (16), a OCA foi palco de uma mobilização, onde equipes da saúde ofereceram serviços de testagem, além de atividades educativas voltadas à prevenção. Durante as ações, foram distribuídos kits de prevenção que incluíram preservativos e materiais informativos.

Os dados sobre a sífilis em Rio Branco são alarmantes. Em 2023, foram registrados 1.004 casos da doença adquirida, 298 em gestantes e 40 casos de sífilis congênita. Até o segundo quadrimestre de 2024, já foram notificados 561 casos de sífilis adquirida, 125 em gestantes e 14 casos de sífilis congênita. A prefeitura ressalta a importância do diagnóstico precoce e tratamento, principalmente para evitar a transmissão vertical da doença.

A campanha se estenderá por todo o mês de outubro, com ações em pontos estratégicos da cidade, buscando sensibilizar a população e aumentar a testagem.

“É fundamental fortalecer as ações entre Vigilância e Atenção Básica de Saúde, ampliando o o a testes rápidos e cuidados pré-natais”, destaca Aldelice Ferreira, coordenadora da Área Técnica de Sífilis.

A sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), é transmitida por relações sexuais desprotegidas e pode ter consequências graves, como aborto, parto prematuro e malformações no feto. A mobilização busca não apenas informar, mas também estimular a prevenção e tratamento da doença, com foco especial nas gestantes.

A Prefeitura de Rio Branco continua empenhada em combater essa epidemia e garantir a saúde da população, promovendo ações educativas e facilitando o o a serviços de saúde.

[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

FEM lança edital de R$ 1,4 milhão em premiação do Cultura Viva 6c6y3d

Jamile Romano

Equipe da Sema vai a Brasileia coletar imagens para fazer análise da situação ambiental no pós-cheia 1j204g

Marcio Nunes

Roberto Duarte aprova emenda de 700 milhões para fortalecer a segurança pública 5r6x1r

Marcio Nunes

Governo do Acre e Prefeitura de Acrelândia anunciam investimentos em infraestrutura para 2025 43296

Raimundo Souza

Conselho Superior do MPAC aprova promotores de Justiça Substitutos na terceira fase do estágio probatório 6g4535

Jamile Romano

Com prazo quase no fim, maioria das matrículas de tempo integral ainda não foi declarada no Acre 232c46

Jamile Romano