22.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza operação de guerra contra o mosquito da dengue 6bps

Atualizada em 01/02/2024 10:58 401x5o

A parte alta da cidade de Rio Branco é a região onde está concentrada a maior quantidade de focos da larva do mosquito da dengue, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Por essa razão foi o local selecionado, na manhã desta quarta-feira (31), para a realização de uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo a gerente da Vigilância, Lúcia Monteiro, as ações possíveis no combate aos focos do mosquito da dengue são realizadas pela prefeitura, mas é preciso que a população colabore, já que a maioria dos focos da doença estão nas casas.

“Estamos hoje dando início a mais um mutirão na parte alta, começando pelo Tancredo Neves. Estamos com aproximadamente 230 agentes entre os de combate às endemias e comunitários de Saúde nesse combate de guerra contra as arboviroses. Vinte e sete por cento dos criadouros são em reservatórios que estão dentro das residências, armazenamentos de água e pequenos centros.”

Lúcia ressaltou que a população pode colaborar recebendo os agentes de combate às endemias, o agente comunitário de Saúde em suas casas, mantendo as orientações e os cuidados, de acordo com as orientações recebidas. Mas nem sempre as pessoas colaboraram com o trabalho das equipes, como conta a agente de Saúde, Leuza Freitas.

“Os moradores, muitas vezes, não abrem as portas. Quando isso acontece, voltamos em outro horário pra ver se conseguimos adentrar, fazer a visita, a inspeção correta. Temos encontrado vários focos do mosquito onde o morador está abrindo a porta e fazendo a eliminação e o tratamento. Muita caixa d’água, também poços abertos e muito lixo doméstico dentro do domicílio.”

[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Estado encaminha primeiras remessas de medicamentos e insumos do Ministério da Saúde aos municípios atingidos pela cheia dos rios 29103c

Jamile Romano

Aleac encerra o Ano Legislativo aprovando Orçamento/2024, no valor de quase 11 bilhões 4c3v1c

Marcio Nunes

Um vídeo que circula nas redes sociais revela o desespero de um homem esfaqueado 3j5ao

Raimundo Souza

N. Lima critica fala de Jorge Viana sobre o desenvolvimento econômico do Acre 4a624u

Marcio Nunes

Programa Asfalta Rio Branco avança na revitalização das ruas da cidade 3m5g5b

Marcio Nunes

O MPF irá investigar um possível surto de febre oropouche no Acre, onde já foram documentados mais de 400 casos. 4ez2v

Raimundo Souza