Atualizada em 28/12/2024 16:59 311k4b
Avião que caiu no Cazaquistão Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEV
Líder russo chamou o caso de “trágico incidente” 5u1753
O presidente russo Vladimir Putin chamou de “trágico incidente” o fato dos sistemas de defesa aérea do país terem atingido um avião comercial, deixando 38 pessoas mortas no Cazaquistão, na última quarta-feira (25). Ele pediu desculpas, mas insinuou que a Rússia não era a verdadeira responsável, culpando os drones ucranianos.
De acordo com o Kremlin, as declarações ocorreram em conversa por telefone entre o líder russo e Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, país de onde o avião havia decolado.
O avião teria ficado em meio ao fogo dos sistemas de defesa aérea da Rússia, e chegou a tentar pousar na Chechênia, desviando pelo Mar Cáspio. Entretanto, especialistas afirmam que os sistemas de GPS do avião receberam interferência eletrônica, tendo sido danificados por mísseis russos. Os sobreviventes contam ter ouvido estrondos antes da queda do avião, sinalizando que ele havia sido atingido antes de cair.
Na última quarta-feira, a Rússia e a Ucrânia trocaram ataques. De acordo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Putin atacou suas instalações de energia do seu país com mais de 70 mísseis e 100 drones, deixando uma pessoa morta e outras centenas de milhares de residências sem eletricidade em pleno Natal. O país enfrenta seu inverno mais rigoroso desde o início da guerra, há quase três anos.
O líder ucraniano destacou que o ditador russo, Vladimir Putin, escolheu justamente a data de Natal como uma provocação pelo fato de a Ucrânia ter ado a celebrar o feriado em 25 de dezembro, e não em 7 de janeiro, como orienta a Igreja Ortodoxa russa. Já é o segundo ano desde a mudança, em um indicativo de autonomia em relação a Moscou.
Já o Ministério da Defesa da Rússia afirma ter interceptado 59 drones ucranianos em seu espaço aéreo durante a manhã desta quarta. Os drones teriam danificado uma rede elétrica, provocando danos leves em diversas casas da região de Belgorod e de Voronej.
Pleno News