24.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Redação do Enem 2024 aborda desafio para valorizar herança africana no país 2u858

Atualizada em 03/11/2024 15:11 2m3k4q
Mais de 4,32 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2024
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

O tema da redação do Enem 2024, cuja primeira etapa acontece neste domingo (3), é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

O que aconteceu

O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou o tema nas redes sociais. Além da redação, os candidatos devem responder 90 questões de linguagens e ciências humanas. Mais de 4,32 milhões de pessoas se inscreveram na edição deste ano. O Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

A redação representa 20% do resultado do exame. Os candidatos devem se atentar às regras, como não fugir do do tema ou escrever menos de sete linhas, para não zerar a nota.

Tema relevante e excelente escolhido pelo Inep, órgão responsável pelo Enem, afirmam professores ouvidos pelo UOL. “A herança africana no Brasil é extremamente importante para a formação do que nós chamamos de cultura brasileira em diversos aspectos, o linguístico, religioso, cultural e muitas vezes há uma dissociação dessa raiz africana”, diz Thiago Braga, professor do Colégio e Sistema pH.

Tradicionalmente, a redação do Enem pede que o candidato proponha intervenções sobre o tema proposto. “O aluno vai precisar fazer uma análise crítica da situação e propor intervenções que contribuam para a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento dessas suas influências”, afirma Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação.

A avaliação dos professores é que os candidatos devem ar pela discussão do racismo institucional e estrutural. “O aluno que está fazendo o Enem é fruto dessa escola que deveria abordar a valorização da cultura, história, literatura africana”, afirma Gabrielle Cavalin, coordenadora de redação do Poliedro Curso. Ela pondera que esses estudantes também têm tido mais contato com autores africanos em bancas de vestibulares.

Este é o terceiro ano seguido que o Enem usa o termo “desafios” na proposta de redação. Em 2022, o tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. E em 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Com a nota do Enem, os candidatos podem participar de políticas do governo de o às universidades públicas e privadas. O Fies é o programa de financiamento e o ProUni oferta bolsas em faculdades particulares.

*Com Informações UOL

Artigos Relacionados 4e5a1r

Doação de órgãos feita por família acreana possibilita três transplantes na Fundhacre f6g1w

Raimundo Souza

Tesouro afirma que INSS arcará com ressarcimento de descontos irregulares 5c3g6f

Marcio Nunes

Porto Velho (RO): Léo Moraes ganha a eleição no segundo turno com 56,28% dos votos. 3e185q

Raimundo Souza

Na Expoacre Juruá, economia solidária expõe ao mundo arte de artesãos que revelam traços da cultura acreana 272731

Raimundo Souza

Ligado ao MBL, Gentili dispara xingamentos à família Bolsonaro 321q6q

Raimundo Souza

Coberta por fumaça, Brasília se torna a 4ª cidade mais poluída do país 3g6a5d

Jamile Romano