17.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria da Mulher lança cartilha Não se Cale, de combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho 6k1y3v

Atualizada em 07/05/2025 09:08 6wx3r
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), lançou nesta terça-feira, 6, a cartilha “Não se Cale: combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”, com o objetivo de conscientizar servidores públicos, gestores e a sociedade em geral sobre comportamentos abusivos no contexto profissional. O evento foi realizado na sede da Semulher, em Rio Branco.

A ação faz parte do programa Não se Cale, instituído pelo governo do Acre por meio do Decreto nº 11.539, a iniciativa busca prevenir e enfrentar a violência contra a mulher no ambiente laboral. A publicação do decreto oficializou o programa desenvolvido pela Semulher desde maio de 2023.

“A Semulher já desenvolve esse trabalho há dois anos, com palestras nos espaços públicos e privados, não só aqui em Rio Branco como no interior do estado. A partir de então, percebemos como é importante dar continuidade e realizar mais uma ação, que seja permanente e possa informar o que configura assédio e onde denunciar, além de colocar a Semulher à disposição para atendimento psicológico às vítimas”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

Segundo a gestora, o material já disponibilizado em versão digital no site da Semulher será distribuído nos órgãos públicos estaduais e também em empresas privadas. “O combate ao assédio é uma responsabilidade coletiva. Garantir ambientes respeitosos é também uma forma de promover justiça social e igualdade de gênero”, completou.

A cartilha apresenta conceitos, exemplos de situações para tipificar o crime de assédio moral e sexual, orientações legais e os canais disponíveis para denúncia e acolhimento.

“Para mim é uma alegria estar aqui a convite da Secretaria da Mulher e da secretária Márdhia. Enquanto organização, Sitoakore [Organização dos Povos Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia], nos sentimos honrados em participar de uma iniciativa com um tema tão importante. Quando uma mulher é vítima, todas nós sentimos. Então essa ação do governo e da Semulher, essa cartilha amplia o debate com assuntos muito cruciais. Isso traz benefícios tanto para mulheres indígenas quanto para mulheres não indígenas”, disse a representante da Sitoakore e liderança indígena, Xiú Shanenawa.
“Representando o Ministério Público, é uma honra muito grande participar desse evento e eu gostaria de parabenizar a Secretaria da Mulher por essa importante iniciativa, o lançamento dessa cartilha de combate ao assédio moral e sexual no trabalho. No meio do ambiente de trabalho existem muitas práticas abusivas, principalmente para públicos vulneráveis como mulheres, pessoas indígenas, negras e LGBTQIAP+. Por isso a importância do lançamento dessa cartilha, para combater essa chaga que atenta contra a dignidade das pessoas”, destacou a procuradora-geral adjunta para Assuntos istrativos e Institucionais do Ministério Público do Acre, Rita de Cássia Nogueira.
[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Prefeitura de Rio Branco inicia ações do Dezembro Vermelho com foco na prevenção ao HIV e ISTs 6r6063

Marcio Nunes

Petecão propõe descentralização de fundos e modernização dos serviços na reestruturação da Sudam 332ya

Marcio Nunes

Nível do Rio Acre continua subindo e se aproxima da cota de 4 metros; veja medição e1m3t

Jamile Romano

Gabinete de Crise planeja ações para garantir a segurança alimentar de Jordão durante crise hídrica 1o2k5h

Raimundo Souza

Força Nacional chega ao Acre para atuar no combate às queimadas 72k4j

Jamile Romano

Prefeitura De Rio Branco É Parceira Do Projeto “Reciclando Vidas, Transformando Pneu Em Oportunidade” 4x4r5v

Marcio Nunes