25.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Segurança Pública apresenta resultados da 2ª fase da Operação Fogo Controlado h2217

Atualizada em 14/12/2024 10:39 6m2q26
Apresentação de fechamento da Operação Fogo Controlado 2024. Foto: Filipe Cavalcante/CBMAC

O governo no Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, realizaram a apresentação de fechamento da Operação Fogo Controlado 2024 na sexta-feira, 13.

Com o apoio do governo federal, a operação atendeu mais de 7 mil ocorrências e tem como objetivo combater os incêndios que atingem o estado no período de seca, orientar a população sobre os riscos das queimadas e  proteger os recursos naturais.


Com um comparativo do ano ado, o mês com mais focos de calor foi o mês de setembro, com um total de 8.655 focos, superando o ano ado, que obteve 6.559. Gráfico: Ascom/Sejusp

Operação obteve 1.291 ações preventivas, e 338.032 pessoas conscientizadas sobre os riscos que as queimadas trazem, com o município de Feijó apresentando 20% desse número. Gráfico: Ascom/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, explicou a atuação integrada das forças de segurança na Operação Fogo Controlado.

“Nós tivemos duas fases dessa operação, em primeiro momento com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, trabalhando na prevenção, e em segundo momento com a atuação mais efetiva do Corpo de Bombeiros”, destacou Gaia.


Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, explicou a atuação integrada das forças de segurança na Operação Fogo Controlado.  Foto: Mariana Moreira/Sejusp

A operação conta com 16 bases operacionais instaladas em todo o estado, 25 viaturas empregadas, 184 militares no serviço diário e 129 no reforço operacional para garantir uma resposta rápida à população.

“Hoje é a apresentação dos resultados da operação, e como foi visto ao longo de 2024, toda a região amazônica foi muito atingida, aliás, todo o Brasil, mas o estado do Acre conseguiu manter os índices próximos daqueles que seriam adequados. A ordem de importância foi o principal fator diferencial para que a gente conseguisse conter o número de incidentes relacionados a incêndios ambientais no estado do Acre”, destacou Charles Silva, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.


Charles Silva, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, destacou a importância da operação no combate a incêndio florestais. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

Lançada em 20 de junho, a operação foi realizada em parceria com o Ministério da Justiça e o  governo do Estado do Acre, destinando recursos para o custeio de diárias, manutenção de viaturas, combustíveis e agens aéreas.

 
Bombeiros atuaram com ações em todo o estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O uso de tecnologias, parcerias estratégicas e ações de prevenção mostra o compromisso do Corpo de Bombeiros com o bem-estar da sociedade, desempenhando um papel fundamental no combate aos incêndios.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

STF deve julgar dia 14 regras sobre investigação de acidentes aéreos q436n

Jamile Romano

Trânsito de veículos no centro de Rio Branco será alterado nos dias de Carnaval 48396p

Jamile Romano

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco neste sábado, 21 70331r

Raimundo Souza

Fotógrafo acreano Marcos Vicentti morre aos 56 anos em Rio Branco 3b246h

Jamile Romano

Ato ecumênico marca velório do ex-governador Flaviano Melo 47n2u

Raimundo Souza

Haddad é alvo de protestos na USP: “Paulo Guedes do PT” 6e5h6b

Raimundo Souza