31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Servidor do Estado contribui com livro que debate problemas e soluções para a Amazônia Legal 64454h

Atualizada em 05/07/2024 10:44 2r366z

O procurador-chefe da Procuradoria do Meio Ambiente da Procuradoria-Geral do Estado e presidente do Fórum de Procuradores de Estado de Meio Ambiente da Amazônica Legal (Fopema), Rodrigo Fernandes das Neves, participou do Lançamento do livro “Perspectivas Jurídicas para um futuro sustentável: reflexões do Fopema sobre mudanças climáticas e combate ao desmatamento”, ocorrido na quarta-feira, 3, na Sede do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), em Brasília.

O lançamento faz parte da iniciativa Diálogos pelo Clima, que, desde 2022, visa engajar diferentes profissionais que atuam no Sistema de Justiça Brasileiro no tema das mudanças climáticas e do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e no Cerrado.

“Não existe solução global para as mudanças climáticas sem a Amazônia. Os advogados públicos, organizados no Fopema, têm o compromisso de atuar proativamente para viabilizar políticas públicas para redução do desmatamento, financiamento climático e distribuição justa e equitativa de benefícios às comunidades tradicionais e indígenas, nos nove estados da Amazônia Legal. A geração de conhecimento na região e o fortalecimento das instituições são essenciais para esses objetivos”, frisa Rodrigo Fernandes.

A obra traz a visão dos procuradores de Meio Ambiente da Amazônia Legal e expõe suas perspectivas para temas como mercado de carbono, segurança pública, conversão de multas e unidades de conservação no livro. O procurador do Estado do Acre escreveu o capítulo que aborda Mercado de Carbono.

A procuradora do Estado, Márcia Regina, que faz pesquisa de doutorado sobre o Consórcio da Amazônia Legal, prestigiou o lançamento. “São procuradores do Estado que têm a visão de construir soluções junto aos gestores para a mitigação dos impactos climáticos, para a garantia da segurança jurídica para o Estado e para a construção de políticas públicas nesta temática”, expôs.

O objetivo focal da obra é trazer um entendimento jurídico sobre ações e consequências das mudanças climáticas e possíveis soluções para enfrentar problemas ambientais.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Primeiro Festival da Macaxeira promete alavancar a Economia no Acre 3fz6v

Marcio Nunes

Associação e Conselho de Mulheres reforçam programa Juntos pelo Acre com foco em inclusão produtiva 3e4i3w

Raimundo Souza

Pacientes operados em mutirão de cirurgias ortopédicas iniciam acompanhamento fisioterapêutico oferecido pelo Estado 1z2011

Marcio Nunes

Receita abre consulta a maior lote de restituição do IR da história 3x6y6f

Marcio Nunes

Expoacre Juruá: Sebrae sorteia consultorias para empreendedores da região 6b5w2u

Jamile Romano

Corregedoria-Geral do MPAC realiza audiências públicas em nove municípios para ouvir demandas da população 4q4658

Jamile Romano