Atualizada em 16/11/2024 12:09 6i5o4o
A Wood Chat, startup 100% acreana foi destaque na imprensa internacional durante a Web Summit 2024, maior evento de tecnologia da Europa que terminou nesta quinta-feira, 14, em Lisboa. Com UMA solução inovadora para a Amazônia a Wood Chat foi citada em matérias produzidas pelo UOL, no YahooNews (versão em inglês) e na GloboNews.
Titular da Seict Assurbanipal Mesquita ao lado da CEO Fernanda Onofre, criadora da startup acreana na Feira em Lisboa. Foto: Assessoria
Através de sua inteligência artificial (IA) a empresa do Acre ajuda a solucionar problemas cruciais na Amazônia. “O WoodChat é um sistema que identifica tipos de madeira, e tudo é feito via WhatsApp. Nossa tecnologia é uma API verificada pelo Meta”, explicou Fernanda Onofre, fundadora do Wood Chat.
Ainda de acordo Onofre, o IA identifica o nome botânico das toras – corte da madeira transversal – auxiliando compradores de madeira a certificar a origem e a espécie das árvores. A tecnologia brasileira agora alcança o mercado internacional, principalmente Europa e nos Estados Unidos, os maiores importadores de madeira amazônica.
Fernanda Onofre, criadora da WoodChat, explica como a inteligência artificial usada pela empresa funciona. Foto: Assessoria
“O DNA da madeira está justamente neste tipo de corte, então produzimos uma IA que fizesse esse reconhecimento e identifica o nome botânico, a origem da madeira e da família dela. Na nossa Floresta Amazônica temos entre 40 e 300 espécies por hectare, então imagina o tamanho da nossa diversidade”, acrescentou Onofre em entrevista a UOL.
Para o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, a projeção da startup no cenário europeu orgulha todo o ecossistema de inovação do Acre. Ele parabenizou o Sebrae por proporcionar a experiência para 12 startups através de uma criteriosa seleção de empresas inovadoras com potencial de internacionalização.
“Os benefícios dessa primeira experiência para as startups acreanas são gigantes. As empresas conseguiram o melhor a financiamentos, além de o à tecnologia e mercado para escalar os seus produtos”, disse Mesquita.
Doze startups foram apoiadas pelo Sebrae/AC para participar da maior feira de tecnologia e inovação em Lisboa. Foto: Assessoria
O gestor lembrou o apoio dado pelo governador Gladson Cameli e o esforço coletivo das instituições governamentais desde a Seict, o trabalho da Fundação de Amparo a Pesquisa do Acre e da Agência de Negócios do Acre. Mesquita ressaltou ainda que ao explorar mercados em outros países, as startups ganham mais do que a possibilidade de novos clientes, “observamos uma contribuição de otimizar fluxo financeiro com moedas valorizadas”, frisou.
Case de sucesso
A startup acreana coleciona conquistas e premiações. É finalista do Capital Empreendedor, em São Paulo; está entre os 4 principais projetos selecionados no Sinapse Bio e obteve a maior nota (100) de todo o Brasil no InovAtiva,
O grupo liderado por Fernanda Onofre tem como objetivo, fortalecer a Wood Chat para ser referência como solução que contribui para um futuro mais sustentável, quer evoluir para uma fonte ainda mais rica de identificação botânica em 2025. A empresa espera superar lacunas entre nomes populares e científicos, promovendo maior compreensão profunda das espécies agrupadas por nome.
[Agência de Notícias do Acre]