24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Tarifaço de Trump vai mexer com o bolso do brasileiro? Entenda 2a5r24

Atualizada em 04/04/2025 10:59 4d5e6z

presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última quarta-feira (2/4) a imposição de novas tarifas sobre importações de diversos países. Para o Brasil, a taxa será de 10%, mesma alíquota cobrada pelo país sobre produtos norte-americanos, conforme justificativa do governo dos EUA.

Tarifaço 2bwc

  • Donald Trump anunciou nessa quarta-feira (2/4) um pacote de tarifas sobre produtos importados, chamado de “tarifaço global”.
  • O Brasil foi afetado com uma tarifa linear de 10%, a mais baixa.
  • A medida faz parte da promessa de campanha de Trump e é chamada de “Dia da Libertação”, com o objetivo de reduzir a dependência de importações.
  • Os EUA aplicarão taxas equivalentes às que enfrentam em outros mercados, segundo o governo do país.

A taxação gerou muitas dúvidas, especialmente sobre o impacto desse tarifaço na vida dos brasileiros. Especialistas ouvidos pelo Metrópoles avaliam que os efeitos mais imediatos da medida serão sentidos no preço dos produtos importados dos EUA.

O economista Marcos Hanna explica que a alta das tarifas pode gerar um encarecimento imediato de itens como eletrodomésticos, eletrônicos e medicamentos. “Além dos produtos diretamente importados, podemos ver um aumento generalizado da inflação, pois as cadeias produtivas também serão afetadas”, alerta.

Outro fator relevante é a possível desvalorização do real frente ao dólar, o que pode tornar os produtos importados ainda mais caros. “Se houver impacto no mercado de câmbio, a alta de preços pode ir além dos produtos tarifados e afetar diversos setores da economia”, enfatiza Hanna.

O professor de economia Maurício Takahashi reforça que o setor alimentício também pode ser impactado. “Produtos como trigo, carne bovina e óleo de soja, cujos preços são atrelados ao dólar, podem sofrer aumentos. Além disso, setores que dependem de insumos estrangeiros podem rear esses custos ao consumidor”, explica.

As novas tarifas também podem afetar o mercado de trabalho e a dinâmica das empresas brasileiras. Setores exportadores podem reduzir contratações devido ao aumento dos custos, enquanto outras empresas podem se beneficiar da menor concorrência estrangeira.

“Esse tipo de mudança pode abrir oportunidades inesperadas para empresas que conseguirem adaptar suas cadeias produtivas”, aponta Takahashi.

Tarifaço no Brasil 6d20i

O aumento das tarifas em 10% no Brasil entrará em vigor nesta sexta-feira (5/4), à 1h01 no horário de Brasília. Donald Trump justificou a decisão afirmando que os Estados Unidos estavam sendo prejudicados por tarifas estrangeiras e que a medida busca fortalecer a indústria doméstica.

O governo brasileiro reagiu afirmando que a tarifa adicional “não reflete a realidade” e estuda medidas para reagir, incluindo uma possível ação na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Outra opção cogitada é a aplicação do Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica, aprovado pelo Congresso nesta semana. O texto autoriza o Brasil a impor restrições comerciais a países que adotem medidas prejudiciais ao comércio nacional.

No entanto, nessa quinta-feira (3/4), o vice-presidente Geraldo Alckmin descartou retaliações pelo Projeto de Lei da Reciprocidade, indicando que o Brasil não pretende escalar uma guerra comercial com os EUA.

[Metrópoles]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Governo avalia limite global para despesas obrigatórias com gatilhos de contenção 3u1w6d

Jamile Romano

Lula diz a deputados que é ‘candidatíssimo’ em 2026 e reconhece que governo depende do Congresso k135c

Jamile Romano

Petecão propõe a criação de Catálogo Nacional de Obras Acadêmicas para a istração pública 3p6q3h

Jamile Romano

Ex-presidente Jair Bolsonaro deverá vir ao Acre em março, afirma senador Marcio Bittar 5z5d5m

Jamile Romano

Entenda o processo eleitoral dos EUA e o que está em jogo nas eleições de 2024 1o342n

Jamile Romano

PL, PT e União Brasil ficarão com mais de 40% do fundão eleitoral de R$ 5 bi; veja valores l1019

Jamile Romano