22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Técnica da hidroponia diversifica setor produtivo na zona rural de Rio Branco 6sp6k

Atualizada em 09/05/2024 09:09 2iy7

A produção familiar de Rio Branco é bem diversificada. Na região do Baixa Verde, a hidroponia também é uma cultura que vem sendo aquecida na região. A técnica cultiva plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

A prefeitura, também incentiva o cultivo da técnica na região. O produtor rural Ney Venâncio trabalha com o cultivo da hidroponia há mais de 15 anos. Ele produz 20 mil pés de alface. Toda a produção é comercializada na capital.

“Meu foco principal aqui é a hidroponia, que é um ramo que eu já venho há bastante tempo. Eu trabalho aqui produzindo. Aí tem uma parceria que eu faço de levar para uma empresa na cidade. Aqui eles fazem a logística. É um parceiro já de quatro para cinco anos”, informou.

Da Prefeitura de Rio Branco Venâncio recebeu o kit horta, que o ajudou na instalação da estrutura do sistema hidropônico e no cultivo de outras culturas em sua propriedade.

“Agora tive os incentivos da prefeitura. A gente ganhou kit horta, lona para ajudar nas reformas E aí o calcário para a gente mexer na terra. Tenho intenção de fazer plantio de milho. A gente planta um pouquinho de cada coisa”, explicou.

Além da hidroponia e outras lavouras, o produtor cria pequenos animais. Todo o cultivo na propriedade do seu Ney, é acompanhado pela assistência técnica da prefeitura.

“Eles sempre estão aqui ajudando,. O assentamento Baixa Verde foi contemplado com os tratores que estão fazendo as gradiações e a gente aproveita para limpar as partes das terras, para poder fazer outros tipos de plantio. Agora vou plantar macaxeira e milho. Tenho uma lavoura de maracujá e aí tem várias outras coisas. Vou plantar jerimum também.”

O objetivo da gestão municipal é exatamente esse, incentivar, motivar e garantir o escoamento para a melhor forma de comercialização da agricultura familiar.

“A gente está agradecido. Está melhorando bastante. Eu mesmo não posso negar que sempre o pessoal está aí ajudando a gente na parceria, sempre. Aí quando a gente vai lá também é uma coisa que devagarzinho vai aparecer nas coisas. Esse ano também a gente vai ser contemplado com arrumar o ramal.”

[Assessoria PMRB]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Mulheres ganham 18,3% a menos que os homens no Acre, aponta relatório 3l285z

Jamile Romano

Governo do Acre realiza 4º Encontro de Assessores de Comunicação, lança Manual de Redação e destaca avanços no setor durante a gestão de Gladson Cameli 483d28

Jamile Romano

Governo realiza cerimônia para oficializar homenagem a Flaviano Melo na Fundhacre 6k4f4s

Jamile Romano

No dia da mulher Bocalom homenageia esposa falecida há 3 anos: “Minha eterna rainha” 82l3c

Jamile Romano

Iapen prorroga prazo de inscrição para seleção de instrutores do treinamento de novos policiais penais 5d3h4s

Jamile Romano

Dez mil kits de assistência humanitária começam a ser entregues 236g64

Marcio Nunes