17.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Terceira fábrica de chinelos é inaugurada em sistema prisional do Acre s1y1a

Atualizada em 01/02/2025 08:23 dw64

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de istração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), inaugurou a terceira fábrica de chinelos dentro do sistema prisional do estado, nesta sexta-feira, 31. A fábrica se encontra no Polo Moveleiro de Rio Branco, possui 9 máquinas, e conta com a mão de obra de 12 detentos no local.

Projeto Sandálias da Esperança leva oportunidade de trabalho e remição de pena para detentos do Acre. Foto: Antonio Moura/Iapen

O projeto, chamado Sandálias da Esperança, é fruto da parceria entre o Iapen, o TJAC e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e foi viabilizado por meio de um investimento de R$ 300 mil oriundos do Orçamento Geral da União, para compra dos maquinários, além do apoio do Judiciário para compra da matéria-prima para fabricação dos primeiros pares de sandálias. Além desta, já foram inauguradas fábricas de chinelos nas unidades prisionais de Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul.

Governo inaugura terceira fábrica de chinelos dentro do sistema prisional do Acre. Foto: Antonio Moura/Iapen

O apenado A.R. ressalta que trabalhar na fábrica tem sido uma grande oportunidade para ele: “Pra mim foi maravilhosa essa oportunidade. Além de ar o tempo, você tá se qualificando. Aqui eu adquiri novas profissões”, explicou.

Chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda, Vitor Djannaro, ressalta que a intenção é que a fábrica seja autossuficiente. Foto: Antonio Moura/Iapen

O chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda, Vitor Djannaro, explica que a intenção é que a fábrica seja autossuficiente: “Um projeto aí que vem para revolucionar, oferecendo mais uma oportunidade de trabalho e de renda pós- cárcere. A nossa intenção é comercializar essas sandálias e reinvestir o valor arrecadado no projeto”.

Durante a solenidade de inauguração, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, anunciou ainda novos recursos para que o projeto dê continuidade: “Nós vamos hoje um convênio com a Senappen, onde virão recursos da União, na ordem de R$ 811 mil, para que a gente possa dar continuidade à aquisição dos insumos, para que essas fábricas possam continuar a sua produção”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Bolsonaro e aliados fazem “esquenta” antes de manifestação na Paulista 5x393w

Raimundo Souza

Prefeitura corre contra o tempo para resolver problema de abastecimento de água na capital 5q4y11

Jamile Romano

É época alta de consumo em todo Brasil: quais os segmentos que mais lucram durante o Carnaval? 316b4h

Raimundo Souza

Time do Flamengo chega em Rio Branco e é recepcionado de forma calorosa por torcedores, com movimento AeroFla 4u2x71

Raimundo Souza

Prefeitura presta conta de distribuição de cestas básicas às famílias atingidas pela cheia do Rio Acre 17304r

Marcio Nunes

Gladson Cameli destaca compromisso com a sustentabilidade durante reunião internacional sobre clima e florestas 2759

Jamile Romano