31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

TJAC realiza Semana de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação c6a5a

Atualizada em 06/05/2025 10:22 3s2s5j

O dia 2 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, data dedicada à conscientização, prevenção e combate à violência psíquica ou física no ambiente de trabalho. Embora o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) desenvolva essa política ao longo de todo o ano por meio de suas comissões, é no início de maio que as ações são intensificadas.

No próprio dia que simboliza um chamado crucial para a luta contra as práticas abusivas que impactam negativamente a saúde psíquica e física das(os) servidoras(es), a Diretoria de Informação Institucional produziu um vídeo educativo sobre o assédio mostrando o quanto o respeito é fundamental no ambiente de trabalho. Veja aqui.

Para o período de 5 a 9 de maio, a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação, no âmbito do 1º grau de jurisdição, que tem a frente a juíza de Direito Evelin Bueno, planejou várias atividades.

Uma delas, foi a Roda de Conversa com os magistradas (os), diretoras(es) de Secretaria Judicial e istrativa da Comarca de Cruzeiro do Sul, aconteceu nesta segunda-feira, 5.

Ministrada pela juíza de Direito titular da 1ª Vara Criminal, Gláucia Gomes, ela iniciou explicando sobre a Resolução nº 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes para a prevenção e o combate ao assédio moral, sexual e à discriminação no Poder Judiciário.

Durante a roda de conversa foram abordadas situações cotidianas que podem caracterizar assédio moral, muitas vezes de forma sutil ou involuntária. Um dos exemplos citados foi o envio de mensagens fora do horário de expediente, que, embora nem sempre caracterize assédio por si só, pode impactar negativamente a saúde mental dos servidores ao invadir seu tempo de descanso.

“Falamos ainda sobre a importância de se promover uma gestão respeitosa, empática, com escuta ativa e sensível às particularidades de cada pessoa. O enfrentamento ao assédio moral exige mudanças de hábito, inclusive na forma como gestores se comunicam com suas equipes. A escuta individualizada de servidores que apresentem mudanças de comportamento ou queda de produtividade, por exemplo, deve ser feita com discrição e acolhimento, buscando compreender possíveis causas pessoais ou profissionais, em vez de adotar atitudes punitivas ou excludentes”, explicou.

Segundo a magistrada, a participação ativa de todos demonstrou o comprometimento institucional com a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, equilibrado e humano. “O ambiente informal favoreceu o diálogo e a troca de experiências, reforçando o compromisso do TJAC com a melhoria contínua das relações interpessoais no serviço público”, finalizou.

A campanha segue ao longo da semana com ações educativas e orientações específicas, voltadas a fortalecer a cultura do respeito mútuo, da empatia e da valorização da dignidade de cada servidor e servidora. Como parte das medidas adotadas, por exemplo, o TJAC disponibilizou um formulário eletrônico para que servidoras e servidores possam, de forma segura e sigilosa, registrar situações que eventualmente contrariem o clima organizacional saudável esperado nas unidades judiciais e istrativas e ainda terá entrega de uma sala de acolhimento às vítimas de assédio moral, sexual e discriminação.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Governador Gladson Cameli inspeciona obras de centro de lazer e novo prédio do Procon em Rio Branco 6f561d

Marcio Nunes

Estado articula proposta de lei que flexibiliza renegociação de dívidas por meio do Refis 4l53h

Jamile Romano

Acre tem a maior cobertura vacinal na série histórica entre gestantes contra coqueluche 532r2g

Marcio Nunes

Mazinho Serafim implanta mais de 1.400 pontos de iluminação de led em diversas ruas de Sena Madureira 1w1c3d

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli visita Xapuri e garante conclusão da ponte da Sibéria em dezembro 3d19h

Raimundo Souza

Exposição ‘Cores da Diversidade’ celebra diversidade cultural, étnica e de gênero 2b6x4w

Marcio Nunes