22.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Três gerações da mesma família indígena tiram registro de nascimento tardio no Projeto Cidadão do TJAC 3g5t3k

Atualizada em 30/04/2024 10:09 1e6c1o

Ao pegar sua Certidão de Nascimento, emitida no sábado, 27, pelo Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Maria Salomé Sales, de 54 anos de idade, do povo Huni Kuin, abraçou emocionada a agente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ruama Santos, que junto com o cacique Elias Paulino da Aldeia Belo Monte, 56 anos, auxiliaram Maria e suas sete filhas e filhos e dois netos a tirarem os registros de nascimento pela primeira vez na vida.

A família morou a vida toda na Aldeia Belo Monte e por mais que os cunhados, maridos das filhas tenham documento, elas ainda não tinham vindo à cidade para emitir as Certidões. Mas, após uma audiência longa, para ser possível entender toda a árvore genealógica da família e também porque Maria Salomé, suas filhas e os bebês não falavam Português, eles conseguiram ter os documentos.

Utilizando os recursos do Ponto de Inclusão Digital (PIDJus), instalado no dia anterior, 26, estavam realizando a audiência, por videoconferência, a juíza de Direito Rosilene Santana, titular da Vara Cível de Tarauacá, com competência para responder pelo Jordão. E presencialmente trabalharam o defensor público Rodrigo Lobão, também de Tarauacá e o promotor Efraim Mendivil. Mas, participam do momento toda a família, tio, cunhados, pois eram testemunhas do processo.

Direitos garantidos

Com a certidão elas e eles am a existir para o Estado e podem ar direitos básicos, como: tirar os outros documentos, RG, F e Carteira de Trabalho; realizar matrícula na escola; ser atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS); e, ar benefícios previdenciários.

 

[TJ/AC]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Fundhacre atende 60 crianças em mutirão de exames na especialidade de eletroencefalograma com sedação 136s41

Raimundo Souza

Secretaria da Mulher lança cartilha de direitos das mulheres no mercado de trabalho  4j6126

Marcio Nunes

Governo emite nota pública sobre incêndio no centro de Rio Branco 2b7351

Jamile Romano

 Poluição do ar em Rio Branco superou 33 vezes o limite permitido pela OMS 1r352

Raimundo Souza

Reconstrução de ponte de 23 metros no ramal Joaquim Souza é concluída pelo governo do Acre k3746

Raimundo Souza

Fernanda Hassem assume Amac durante 1ª Assembleia Geral Extraordinária De 2024 1y3vl

Marcio Nunes