22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Tribunal de Justiça do Acre empossa 8 novas juízas e juízes de Direito substitutos 28a14

Atualizada em 08/01/2025 10:30 443j6k

Com o ingresso dos novos magistrados substitutos, o Poder Judiciário estadual a a contar com um total de 76 magistrados somente no 1º grau de jurisdição. Ação permitirá o reforço estratégico das atividades jurisdicionais nas unidades com maiores acervos processuais

Em cerimônia realizada no Palácio da Justiça, a istração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu posse, na tarde desta terça-feira, 7, a 8 novas juízas e juízes de Direito substitutos aprovados em concurso público para ingresso na magistratura estadual. Com a entrada dos novos substitutos, o Poder Judiciário acreano a a contar, ao todo, com 76 magistradas e magistrados de 1º grau.

O ato solene foi conduzido pela presidente do tribunal, desembargadora Regina Ferrari, e contou com a presença dos membros da Corte de Justiça do Acre, advogados, defensores públicos, magistrados, procurador Ministério Público do Acre (MPAC), além de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo Estadual e Municipal.

A ação é de grande relevância para o Poder Judiciário do Estado do Acre, que já conta com juízes em todas as Comarcas instaladas e poderá agora designar estrategicamente magistrados substitutos para reforçar as atividades jurisdicionais nas unidades judiciais onde houver necessidade.

Da mesa de honra, além da presidente do TJAC, participaram o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista; os desembargadores Roberto Barros; Francisco Djalma; Júnior Alberto, Luís Camolez, Nonato Maia e Lois Arruda, que participou virtualmente juntamente com o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Herman Benjamin. A extensão da mesa de honra foi composta pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro; pela procuradora-geral do Estado do Acre, que representou o Governo do Estado; pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Pedro Longo;  pela vice-presidente da OAB/AC, Thaís Moura; pela defensora pública geral, Simone Santiago e pelo primeiro-vice-presidente da Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC), juiz de Direito Alesson Braz.

Rito de posse

Após a entrada da corte e abertura da Sessão Solene, iniciou-se o rito de posse com a entrada dos empossandos: Deise Minúscoli, Mirela Ribeiro, Natália Maia, Bruno Bicudo, Hellen Oliveira, Gabriela Elleres e Ricardo Freire que foi o escolhido, em nome de todos os empossandos, para prestar juramento público de compromisso com a função e com a instituição. Logo depois, a desembargadora-presidente deu posse a cada um individualmente.

Já empossadas, as juízas de Direito substitutas Deise Minúscoli e Hellen Oliveira discursaram em nome dos demais colegas. Elas falaram da profunda gratidão de tomar posse como magistradas do Poder Judiciário do Acre, do sonho realizado, das dificuldades durante o processo de estudo, apoio familiar e da satisfação de servir a população acreana. Elas compartilharam o desejo de fazer diferença contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, e reafirmaram o compromisso de honrar a confiança depositada atuando com imparcialidade, ética e dedicação na busca pela justiça. Veja o discurso das magistradas clicando aqui.

Discursos

Em seu pronunciamento, a desembargadora-presidente Regina Ferrari salientou que os juízas e juízes chegaram “a esta terra de bravos pioneiros e guerreiros” para celebrar um momento singular na história do Poder Judiciário Acriano.

“A posse de novos juízes de direito não representa apenas a continuidade institucional da nossa Corte, mas também simboliza a renovação do compromisso com a Justiça e com o povo do Acre. Portanto, senhoras e senhores, é com profunda honra que os recebemos, especialmente em um dia posterior à solenidade da Epifania, no dia em que comemoramos o 6 de janeiro, o Dia de Reis. Estamos aqui, guiados pela fé inabalável na Justiça, tanto terrena quanto celestial, para acolher os novos magistrados e magistradas. Vossas Excelências atenderam ao chamado da vocação jurídica, movidos pelo ideal de justiça e pelo compromisso com a verdade”, salientou a desembargadora.

 

Ela ainda acrescentou que a jornada que os trouxe não foi menos desafiadora do que a travessia dos desertos pelos Reis Magos. “Anos de estudo, dedicação e perseverança os conduziram até aqui. Assim como aqueles sábios do Oriente, vocês também precisaram superar obstáculos, manter-se firmes em seus propósitos e confiar na luz do conhecimento que os guiou”, finalizou.

O corregedor-geral da Justica, desembargador Samoel Evangelista, fez um breve balanço das ações desse biênio destacando os investimentos efetuados, decisões proferidas, dos desafios e parabenizou os empossados.

“É tempo de júbilo para todos nós e por isso estamos aqui. É com alegria que o Poder Judiciário do Estado do Acre recebe oito cidadãs e cidadãos de muito valor. Imagino o orgulho que os invade neste instante, eminentes novos membros da magistratura acreana. O sucesso em um Concurso Público difícil como é o da magistratura é algo indescritível. A história de vocês para chegarem até este momento é de muita riqueza. Se cada um fosse narrar os sacrifícios, as noites insones, as angústias, o medo, as decepções, as renúncias, mesmo havendo tempo para tudo, como diz a Bíblia, ele seria pouco. Parabéns familiares pelo apoio dado a cada um dos seus entes. Tenham por certo que vocês foram imprescindíveis para esta vitória”, disse.

O corregedor ressaltou também que ser magistrado é um sacerdócio, pois exige dedicação, renúncias e sacrifícios e exige vocação sobretudo para servir.

“O juiz não pode está tranquilo sabendo que há alguém, ainda que seja um, com fome e sede de Justiça. Essa é a missão do juiz: dar comida a quem tem fome e beber a quem tem sede. O estudo da formação histórica e geográfica do Acre demonstra que nascemos do heroísmo e esforço de muitos brasileiros vindos do Sul, de outros Estado do Norte, do Sudeste e do Nordeste. Por isso o Acre tem muita confiança em vocês, que são oriundos de várias Regiões e Estados, como o Pará, Santa Catarina, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte”, acrescentou.

Representando o governador Gladson Cameli, a procuradora-geral do Estado enfatizou que o Poder Judiciário do Acre é uma instituição de grande renome e de um elevado grau de competência do Estado.

“O Governo do Estado reconhece essa importância, tem sido um parceiro em muitas realizações do Poder Judiciário e reafirma esse apoio agora. Sabemos que a chegada de novos juízes e juízas vai fazer com que o Tribunal Justiça, o Poder Judiciário acreano, continue a trilhar esse caminho da excelência, contribuindo para o desenvolvimento da nossa sociedade”, enfatizou.

O vice-presidente da Aleac, parabenizou a desembargadora-presidente pela gestão exitosa e disse que pôde acompanhar sempre a preocupação dela em valorizar a magistratura acreana e servidores.

“Aos novos magistrados dessa corte, quero dizer que cada um dos senhores e senhoras pode se sentir muito feliz, porque essa magistratura, esse tribunal, é um tribunal que engrandece o Acre. Reconhecidamente, a nível nacional, com todos os seus méritos, e exemplo disso são as honrarias que tem recebido do CNJ e das demais instituições que, de alguma maneira, avaliam e recomendam o trabalho do Poder Judiciário”, disse.

Curso de formação

A partir dessa quarta-feira, 8, os empossados participarão do curso de formação promovido pela Escola do Poder Judiciário (Esjud). A atividade irá abordar temas fundamentais para o exercício da distribuição da Justiça, como gestão de equipe, liderança e proatividade, para garantir aos novos juízes e juízas de Direito substitutas a excelência nas atividades judicantes que, dentro em breve, arão a desenvolver.

Vale ressaltar que, na segunda-feira, 7, os empossados estiveram reunidos com a desembargadora-presidente e o corregedor-geral da Justiça, na sede do TJAC. Na oportunidade, os membros da istração falaram sobre o exercício da magistratura no Acre, abordando, entre outros, temas como gestão estratégica e a atuação da corregedoria-geral da Justiça, bem como responderam a questionamentos e dúvidas pontuais dos novos juízes e juízas de Direito substitutas.

 

[Assessoria TJ/AC]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Governo regulamenta lei que institui a subvenção econômica aos produtores estaduais na exploração de produtos florestais 596d6i

Jamile Romano

Ecosociobiotecnomia: a nova fronteira para um desenvolvimento sustentável e inclusivo 5z6c2c

Raimundo Souza

Com apoio do governo do Acre, filha resgata pai desaparecido há 38 anos em Bogotá 665q5r

Raimundo Souza

Governo apresenta políticas públicas da área ambiental durante Encontro de Dirigentes de Cooperativas 5af5m

Raimundo Souza

Fundhacre empossa nova diretoria clínica e comissão de ética médica 4u3t13

Jamile Romano

Operação Mutus II prende integrantes de organização criminosa no Acre 35584m

Jamile Romano