23.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

TSE derruba decisão que deixou Grass inelegível por oito anos 2f5y3p

Atualizada em 15/05/2024 10:34 4m5mk

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quarta-feira (14) derrubar a decisão que tornou inelegível Leandro Grass, candidato ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2022.

Por unanimidade, a maioria dos ministros aceitou recurso protocolado pela defesa do político, segundo colocado no pleito. Atualmente, Grass é presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em março deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF condenou Grass e Olgamir Amancia Ferreira, candidata à vice, à inelegibilidade por oito anos após concluir que o candidato realizou campanha negativa contra o governador Ibaneis Rocha no horário eleitoral gratuito e na internet.

Ao analisar o recurso, o TSE seguiu voto proferido pelo ministro André Ramos Tavares. Para o ministro, não é possível concluir pelas provas do processo que houve divulgação de desinformação contra a campanha de Ibaneis.

“Os elementos trazidos aos autos não são suficientes para afirmar a existência de veiculação de propaganda contendo notícias falsas sabidamente inverídicas ou gravemente descontextualizadas”, afirmou o ministro.

Durante o julgamento, o advogado Jonatas Moreth Mariano, representante da campanha de Grass, afirmou que a campanha fez colocações sobre o descumprimento de promessas de campanha no primeiro mandato de Ibaneis e não divulgou fatos sabidamente inverídicos.

“O que tentou a coligação recorrida foi calar a chapa oposicionista. Para a chapa recorrida não é issível criticar a gestão, uma qualificação de um governo incompetente ou mentiroso”, afirmou a defesa.

 

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados 4e5a1r

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió 2j132d

Jamile Romano

Comissão aprova audiência pública solicitada por Eduardo Veloso para discutir remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas 422g38

Marcio Nunes

O que EUA, Rússia e Europa estão preparando para nova negociação sobre Ucrânia 3m23j

Raimundo Souza

Voto em trânsito não será permitido no 2º turno das eleições; Veja como justificar 5n724l

Raimundo Souza

Apoiador de Lula, Felipe Neto diz que não falará mais de política 5u1a

Raimundo Souza

Pesquisa Real Time Big Data mostra Marcus Alexandre com 39% e Bocalom com 34% 1j412w

Marcio Nunes