30.3 C
Rio Branco
terça-feira, 27 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Vacinação contra gripe na região Norte/ Acre e outros estados continua até julho deste ano de 2025 5o275e

Atualizada em 01/02/2025 09:03 k6t4i

Foto: Igor Evangelista/MS

Ministério da Saúde recomenda a utilização das doses enquanto durarem os estoques. Aqueles que ainda não se vacinaram podem se dirigir à UBS mais próxima para se imunizar

Mesmo com o término da campanha de vacinação contra a influenza na região Norte, na sexta-feira (31), o Ministério da Saúde recomenda que as doses que estiverem em estoque sejam utilizadas até julho deste ano. Portanto, os estados da região continuarão vacinando e aqueles que ainda não se imunizaram contra a gripe podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e se proteger.

Iniciada em setembro de 2024, a campanha contra influenza no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, já aplicou um total de 3.225.266 doses, alcançando uma cobertura vacinal de 42,5 %. A população alvo da campanha, em seu início, era composta de gestantes, puérperas, idosos, crianças, povos indígenas que vivem em seus territórios, trabalhadores da saúde, entre outros. Agora, qualquer pessoa a partir dos 6 meses de idade pode se vacinar.

Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, essa ampliação reforça o compromisso do ministério em proteger a população contra doenças imunopreveníveis, garantindo o equitativo às vacinas. “A imunização é uma ferramenta essencial para salvar vidas e reduzir a pressão sobre o nosso sistema de saúde, especialmente em regiões com desafios específicos, como a Amazônia. Seguimos empenhados em fortalecer a cultura da vacinação, ampliando a cobertura vacinal e assegurando que todos os brasileiros estejam protegidos”, destaca.

Estratégia diferenciada no Norte

Desde 2023, a estratégia de imunização na região Norte ou para o segundo semestre, levando em consideração as particularidades climáticas da região, já que, nessa época, durante o “Inverno Amazônico”, a circulação viral e a transmissão da gripe são mais frequentes. Nas demais regiões (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), a imunização é feita no primeiro semestre, geralmente entre março e abril.

A  imunização contra a gripe é recomendada para toda a população não vacinada, a partir dos 6 meses de idade. A iniciativa considera a situação epidemiológica local, os estoques disponíveis e as estratégias definidas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde. A dose utilizada é trivalente, ou seja, apresenta 3 tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

Transparência

A proteção da população é uma das pautas prioritárias do governo federal. Como parte da estratégia, o Ministério da Saúde lançou, em 2023, o Movimento Nacional pela Vacinação para retomar as coberturas vacinais, que apresentavam queda desde 2016. Até novembro do ano ado, o Brasil registrou aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário infantil. Dessas, 12 ultraaram o percentual de 2023.

Segundo o novo  Interativo de distribuição, lançado em dezembro de 2024, nos últimos dois anos foram enviadas mais de 604 milhões de doses a todos os estados. A ferramenta possui dados detalhados sobre o número de doses de todos os tipos de vacinas distribuídas pelo governo federal, além de fortalecer a gestão tripartite do SUS e reafirmar o compromisso com a transparência.

Ministério da Saúde

Artigos Relacionados 4e5a1r

Estudantes do IFAC sofrem mal-estar e são encaminhadas ao hospital após competições interclasse em Sena Madureira 4b5621

Raimundo Souza

Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria realiza 13ª edição em Brasileia 5x544h

Raimundo Souza

Entenda como vai funcionar cadastro reserva do Concurso Unificado 2u415c

Marcio Nunes

Cooperacre: exemplo de como gerar renda e proteger a floresta, destaca ministra Marina Silva em visita ao Acre 231l1x

Raimundo Souza

Lula libera R$ 16,8 bilhões pela Lei Rouanet e supera recorde histórico 23k6j

Raimundo Souza

Navegar é preciso, comunicar também: o papel essencial da comunicação na gestão pública 6no2r

Raimundo Souza