29.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Zanin mantém regra de 30% de recursos para candidaturas negras 2f6y2v

Atualizada em 06/09/2024 17:21 1d1r4v

1e261d

Ministro rejeitou ação da PGR que pedia nova interpretação 46u54

© Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin decidiu nesta sexta-feira (6) manter a destinação de 30% dos recursos dos fundos de campanha e partidário para candidaturas de pessoas negras (pretos e pardos) às eleições municipais de 6 de outubro.

Por meio de decisão individual, Zanin rejeitou uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para dar nova intepretação para regra, que foi aprovada pelo Congresso na Emenda Constitucional 133/2024.

A PGR pretendia garantir a interpretação de que o percentual de 30% não é um limite, mas um quantitativo mínimo, que não pode ser reduzido.

Ao analisar a questão, Zanin entendeu que as alegações da PGR são “equivocadas” e podem provocar a suspensão da destinação dos recursos para as candidaturas.

O ministro também afirmou que as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trataram da questão antes da aprovação da emenda constitucional, não estabeleceram um limite mínimo para os rees. Dessa forma, não houve retrocesso, segundo Zanin.

“Importante reconhecer que, ao promulgar a EC 133, na parte em que impôs a destinação de 30% de recursos às candidaturas pretas e pardas, o Congresso Nacional deu concretude ao princípio da igualdade material, em benefício do grupo historicamente com menor representação política, tendo atuado de forma colaborativa com o Poder Judiciário”, concluiu o ministro.

Agência Brasil/ Lílian Beraldo

Artigos Relacionados 4e5a1r

Entenda como funciona o cálculo das taxas de inflação 566gp

Raimundo Souza

Vaticano atualiza estado de saúde do papa Francisco. Leia boletim 3o5kg

Raimundo Souza

13º salário: quanto vale, quando cai na conta e quem tem direito à primeira parcela de 2024 57k2q

Jamile Romano

Lula faz exames em Brasília e apresenta quadro estável 3z166c

Raimundo Souza

BNDES apoia com R$ 125 mi melhoria da distribuição de energia elétrica no Acre z67k

Marcio Nunes

Dois detentos fogem de presídio no RN em 1ª fuga de unidade federal do país 4j5c5q

Marcio Nunes